Inovação na Educação Médica: Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia participa da transformação metodológica da Universidade Estadual do Paraná

IMG_2013

A primeira etapa do processo foi concluída através do Workshop de Construção dos Direcionadores Estratégicos do Curso de Medicina 

Engajada com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais, publicadas em 2025 pelo Ministério da Educação, e com a necessidade de alinhar o curso de Medicina aos desafios tecnológicos e sociais previstos para a próxima década, a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) deu início, na última semana, a um amplo processo de reformulação curricular e metodológica no âmbito das ciências médicas.

Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

Parte da condução desse processo ficará a cargo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT), instituição que há mais de 45 anos trabalha por um legado de transformação, impacto e valores humanos, e, junto à Unicentro, será responsável por prestar a consultoria que orientará a reformulação.

A escolha da FSNT se insere na estratégia da universidade de contar com um apoio experiente em processos de revisão metodológica que envolvem integração de tendências tecnológicas, atualização de práticas pedagógicas e definição de competências profissionais de longo prazo. A parceria prevê o acompanhamento das etapas de diagnóstico, construção da visão de futuro e estruturação das metodologias que sustentarão o currículo a ser implementado.

A primeira etapa do processo ocorreu no final do mês de novembro, com a realização do Workshop de Construção dos Direcionadores Estratégicos do Curso de Medicina, aplicado às lideranças do curso de Medicina e aos professores responsáveis por áreas estratégicas, no bloco didático do Hospital Regional do Centro-Oeste.

Em fala registrada pela Central de Notícias da Unicentro, o chefe do Departamento de Medicina, professor Dr. Abrão José Melhem Junior, destacou que o workshop promovido em parceria com a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia foi o primeiro de uma agenda de encontros com os professores, para engajá-los com uma visão de futuro para a próxima década. “As discussões têm sido muito boas, com participação ativa e alto comprometimento dos docentes. Queremos um curso inovador e alinhado às novas diretrizes, mas que vá além delas, projetando uma formação que antecipe o futuro”, pontuou.

Em complemento, o superintendente executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, Dr. Elvis Fusco, ressaltou que o trabalho desenvolvido na Unicentro tem duração prevista de um ano e meio e envolve a construção conjunta de um projeto pedagógico capaz de responder às transformações esperadas para a área. Segundo ele, a participação da FSNT neste processo representa não apenas o apoio metodológico necessário para reorganizar o currículo, mas também a introdução de uma perspectiva orientada por tendências tecnológicas e por modelos formativos adotados em centros de pesquisa e inovação.

O Dr. Elvis Fusco destacou ainda que a Fundação tem atuado em projetos de inovação na educação que buscam aproximar instituições de ensino de agendas emergentes, como pesquisa, inovação, empreendedorismo de base tecnológica, atuação em ecossistemas e desenvolvimento de soluções baseadas metodologias inovadoras como o Imaginal Learning e Imaginal Thinking.

“Nosso papel é colaborar para que a graduação se prepare para cenários de futuro. No caso da Medicina, é visível que a área está passando por mudanças estruturais, da incorporação de metodologias e tecnologias avançadas e complexas ao surgimento de novas demandas sociais, e as metodologias pedagógicas precisam refletir isso. Por isso, trabalhamos para que o curso forme profissionais capazes de atuar nesse ambiente, desenvolvendo competências para atuação em pesquisa, inovação e empreendedorismo de base científica e tecnológica”, concluiu.

Assim como na parceria estabelecida com a Unicentro, a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia também tem ampliado sua atuação junto a outras instituições de ensino superior em processos de revisão estratégica e modernização acadêmica.

Um dos exemplos recentes é a colaboração com a Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), que realizou, em conjunto com a FSNT, um Workshop de Transformação e Inovação dirigido às suas lideranças.O trabalho integra um portfólio de iniciativas que buscam fortalecer modelos educacionais mais conectados às demandas futuras da saúde, da ciência e da sociedade. 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *