*Marcos R. Loncorovici Júnior

É de fundamental importância conhecer sua empresa em números, saber o resultado que se tem e o resultado projetado, isso é de grande relevância na gestão de um negócio! Mas isso é tudo? Não, isso não é tudo! Vale lembrar aqui, que acima do processo de gestão, existe uma atividade base em cada empresa, podendo ser indústria, comércio ou prestação de serviços, que são desenvolvidos e sustentados por outros recursos, como pessoas (sejam trabalhadores, clientes e fornecedores), processos (conjunto de ações e procedimentos necessários para o desenvolvimento das atividades fins da empresa) e pelas vendas, e para que tudo isso prospere é preciso ter a chamada “visão do todo”, é preciso realizar a gestão eficaz, o que não é mais um diferencial competitivo, mas tornou-se um dever dos gestores e diretores de empresas, não somente por proporcionar visão futura do empreendimento mas também para otimizar recursos e ampliar produção e resultados.

Isso foi visto há muitos anos por Norton e Kaplan, que perceberam que indicadores financeiros apenas não eram mais suficientes para a gestão de um negócio, e foi aí que surgiu o Balanced Scorecard, ou em uma tradução simples, Gestão Balanceada.

É preciso definir, implementar, acompanhar e quantificar indicadores de diferente áreas da empresa e o BSC, as organizam no que podemos chamar de pilares, que possibilitam a organização e estimula o diálogo dentro da empresa, portanto, permite a implementação de um planejamento estratégico balanceado.

Balanced Scorecard

A prática do Balanced Scorecard, se dá por meio de seus quatro “pilares” ou perspectivas, que são: Clientes, (pilar comercial) Aprendizado e Crescimento (pessoas), Processos internos, e Finanças (administrativo), atribui para cada um deles objetivos, medidas alvo e iniciativas, suficientes para tornar mensurável, medido e consequentemente gerenciados, todos aqueles objetivos estratégicos, além de facilitar a comunicação dos objetivos e medidas setoriais e intra-setoriais, e para isso, precisam caminhar alinhados e balanceados para que o desenvolvimento se concretize.

Pilares

Não precisa de muita explicação para descrever a importância de cada um dos pilares, (Comercial, Pessoas, Processos, Finanças), mas a sinergia e o equilíbrio entre eles merece atenção especial: Não basta uma empresa ter excelentes desempenhos de vendas, se não gera resultados, ou se tem excelentes profissionais mas não tem vendas e resultados satisfatórios, ou até mesmo ter bons resultados, mas, ter sérios problemas com pessoas o que pode comprometer seus processos e consequentemente também seus resultados!

Dessa forma compreendemos o motivo de manter o equilíbrio entres os pilares da empresa, e na prática, aqui no dia a dia, pude observar que temos empreendedores, gestores e diretores ainda muito focados em alvos específicos como apenas vender, muitas vezes a qualquer custo!

Definitivamente é necessário entender que não basta vender grandes volumes, é preciso ter o balanceamento dos pilares, isso significa dizer que é preciso vender com resultados satisfatórios e necessários para a sustentação da empresa, não apenas para bater metas!

Já vi também em um horizonte não distante de tempo, empresas com resultados bons e satisfatórios, mas notoriamente não sustentáveis e para ver isso, é preciso olhar para o balanceamento dos quatro pilares, pautando o desenvolvimento conjunto e consequentemente sustentável de cada um e consequentemente da empresa toda. Da mesma forma, ter o quadro de colaboradores preenchido (o que já é desafiador) não basta, é necessário que se tenha uma equipe alinhada, direcionada e treinada para dominar os processos e receber a cultura da empresa.

Organização

Para finalizar, deixo meu depoimento sobre a eficácia que o BSC pode proporcionar em uma empresa. Vivi isso em uma grande organização e me identifiquei! Atualmente realizando a atividade de consultoria dissemino a importância do equilíbrio dos pilares na prática, sugerindo a implementação e acompanhamento de indicadores das diferentes áreas.

Sugiro começar isso agora na sua empresa, não fique focado apenas no pilar financeiro com indicadores financeiros, organize também os quatro pilares da sua empresa, descreva os objetivos, medidas, alvos e iniciativas ligados a cada um, descreva-os ordene em prioridades e ao olhar para a missão, visão e valores correlacionando os objetivos estratégicos, assim terá o “mapa” do que precisa ser feito para sua empresa avançar! Reforço, que na ausência da missão visão e valores, já pense em criá-los, mas tenha pelo menos os rumos para onde seu negócio devem ser conduzidos.

*Marcos R. Loncorovici Júnior | Graduado em Administração, pós graduado em gestão de pessoas, finanças, marketing e gestão estratégica de negócios, consultor sócio na empresa Alicerce consultoria, Professor em cursos de Pós graduação de controladoria e finanças e representante do CRA (conselho regional de Administração)

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