Embarcações chegam a Belém para reforçar hospedagem na COP 30

Dois navios de cruzeiro que irão funcionar como hotéis flutuantes para delegações e outros participante da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP3) chegaram nesta terça-feira (04) ao Porto de Outeiro em Belém. As embarcações oferecem cerca de 6 mil leitos e o check-in poderá ser feito a partir desta quarta-feira (05).

A contratação dos navios da MSC Seaview e Costa Diadema integra a estratégia do governo federal para aumentar a oferta de hospedagem na capital durante a COP30. O objetivo é garantir condições adequadas e acessíveis para milhares de pessoas que participarão da conferência, principalmente após algumas delegações não conseguirem reservar estadia por conta da alta dos preços em hotéis e casas de aluguel temporário.

O percurso entre os navios que servirão de hospedagem e o Parque da Cidade, onde acontecerá a COP30, deverá durar cerca de 30 minutos. O trajeto será feito por ônibus oficiais, gratuitos e com operação contínua. Com aproximadamente 20 quilômetros de extensão, o caminho poderá ser percorrido por faixas exclusivas do BRT e pela nova ponte de acesso rápido, inaugurada em outubro, uma obra que reduziu o tempo total de deslocamento, antes quase duas vezes maior.

“Eu marquei no cronômetro: saindo do local da COP até o Porto de Outeiro, hoje foram 33 minutos e 27 segundos, até o desembarque no centro de recepção. Nos dias da COP será ainda mais rápido, porque a Via Expressa, a Via do BRT, ficará exclusiva para os ônibus que trafegarão até o Parque da Cidade. Ou seja, esse deslocamento será mais rápido do que o de muitos que sairão da maioria dos hotéis ou casas alugadas”, afirmou o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Terminal Portuário

Para receber os dois transatlânticos que funcionarão como hospedagem, o Terminal Portuário de Outeiro passou por uma ampla modernização. O investimento, de 233 milhões de reais, foi realizado por meio da Itaipu Binacional. O projeto incluiu a construção de 11 dolphins, instalação de 10 pontes metálicas e ampliação do píer de 261 para 716 metros, agora com capacidade para deslocar até 80 mil toneladas, o dobro da anterior.

As obras, conduzidas pela Companhia Docas do Pará (CDP), também entregaram um novo espaço de recepção, com áreas de embarque, desembarque, atendimento e equipamentos de raio X, garantindo conforto e segurança aos passageiros. Iniciado em 17 de abril deste ano, o projeto foi concluído em apenas seis meses, um prazo considerado recorde para o setor portuário, alcançado com frentes de trabalho simultâneas, 24 horas por dia, em três turnos.

O ministro Rui Costa destacou ainda o impacto regional da obra. “Esse porto viabilizará desenvolvimento econômico, social e turístico para o Pará e aumentará o transporte de carga aqui para Belém. Com essa nova infraestrutura, a capital paraense entra definitivamente na rota do turismo nacional e internacional. Não tenho dúvidas de que isso trará uma nova dinâmica econômica e ampliará as oportunidades de emprego na região”, afirmou.

A expectativa é que o novo terminal passe a integrar rotas regulares de turismo marítimo, fortalecendo setores como hotelaria, gastronomia, transporte e comércio local.

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