Tim Martin, ativista ambiental que manchou de tinta o vidro da escultura Pequena Dançarina de Catorze Anos de Edgard Degas, na Galeria Nacional de Arte, em Washington, nos Estados Unidos, recebeu uma condenação de 18 meses de prisão pelo crime. Em 2023, na ocasião em que o crime foi cometido, Martin estava na companhia de outra ativista, Joanna Smith, que recebeu a pena de 2 meses de prisão após fazer um acordo judicial. Juntos, Smith e Martin tiveram de pagar mais de 4 000 dólares para reparação da estrutura danificada por tinta vermelha e preta. Martin foi acusado de conspirar para cometer um crime contra os Estados Unidos e pela danificação da obra de arte.
A defesa do ativista alegou que ele não tinha o propósito de destruir a escultura. Os dois ativistas faziam parte da organização Declare Emergency, que se define como uma organização de “ação climática resoluta e não-violenta”. Segundo o site oficial da organização, o objetivo é fazer com que o atual presidente dos Estados Unidos Donald Trump “realize uma conferência de imprensa, declare formalmente estado de emergência climática e comece a utilizar plenamente a sua autoridade executiva para salvar este país do colapso”.
Em comunicado no site e no Instagram da organização, eles afirmam: “Continuaremos a fornecer apoio vital aos nossos colegas ativistas que enfrentam o sistema jurídico, incluindo Tim Martin, Kroegeor Greene, Donald Zepeda, Will Regan e muitos outros que fizeram sacrifícios significativos em nome do nosso futuro comum”.
A tática de danificar obras de arte para chamar atenção sobre questões climáticas não é novidade. Em 2022, diversos museus ao redor do mundo sofreram ataques de ativistas climáticos, forçando as instituições a reforçarem seus sistemas de segurança. Apenas naquele ano, os ataques incluíram um Van Gogh atingido por sopa de tomate, um Monet lambuzado com purê de batata e um Andy Warhol rabiscado.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial













