O pontapé inicial do Paulistão será dado no sábado (20)
O Campeonato Paulista de 2024 de 2024 começa neste sábado (20), e 16 equipes disputam o título do estadual mais disputado do país, com destaque para Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos. O Lance! traz os detalhes da competição, como o regulamento, onde assistir aos jogos, como chegam os principais times e muito mais.
Os times são divididos em quatro grupos de quatro equipes na primeira fase. Times do mesmo grupo não jogam entre si, resultando em um total de 12 rodadas nesta etapa da competição. As duas melhores equipes de cada chave se classificam para a fase seguinte (quartas de final), na qual se enfrentam em jogo único.
FORMATO DE DISPUTA E REGULAMENTO
Os times são divididos em quatro grupos de quatro equipes na primeira fase. Times do mesmo grupo não jogam entre si, resultando em um total de 12 rodadas nesta etapa da competição. As duas melhores equipes de cada chave se classificam para a fase seguinte (quartas de final), na qual se enfrentam em jogo único.
No mata-mata, os primeiros colocados de cada grupo ficam com o mando de campo. A semifinal também será disputada em partida única, com mando da equipe de melhor campanha.
A final da competição, por sua vez, será disputada em jogos de ida e volta. O clube com maior número de pontos somados até a decisão terá o direito de jogar a segunda partida em seu estádio.
Os dois times que somarem a menor quantidade de pontos na fase de grupos, independentemente do grupo, serão rebaixados à Série A2.
CALENDÁRIO
O Campeonato Paulista tem início no dia 20 de janeiro, com término previsto para o final de semana dos dias 6 e 7 de abril. O dia exato ainda não está definido, assim como as datas das quartas de final e semifinal.
TIMES PARTICIPANTES
O Paulistão deste ano conta com 16 equipes, sendo 14 remanescentes do ano anterior, contando o campeão, e dois clubes vindo da Série A2 de 2023. Neste ano, Portuguesa, Santo André, Ituano, Santos, Ponte Preta, Água Santa, Guarani, Palmeiras, Inter de Limeira, Mirassol, RB Bragantino, Corinthians, Botafogo-SP, Novorizontino, São Bernardo e São Paulo compõem a primeira divisão da competição.
ONDE ASSISTIR AOS JOGOS
O Campeonato Paulista terá transmissão da Record TV (televisão aberta), TNT (televisão paga) e Paulistão Play (pay-per-view), além de HBO Max (streaming) e Cazé TV (YouTube).
COMO CHEGAM OS GRANDES?
CORINTHIANS
O Corinthians reformulou praticamente todo o seu elenco para esta temporada. Sete reforços foram anunciados: o zagueiro Félix Torres, vindo do Santos Laguna (México) Diego Palacios, vindo do Los Angeles FC (Estados Unidos), o lateral-esquerdo Hugo, que atuava no Goiás, o volante Raniele, chegando do Cuiabá, o zagueiro Gustavo Henrique, que atuava no Real Valladolid (Espanha) e Matheuzinho, vindo do Flamengo por empréstimo. Jogadores considerados pilares do elenco na última temporada, como Renato Augusto, Gil e Giuliano, deixaram o clube.
Em 2023, o Alvinegro deixou o Campeonato Paulista nas quartas de final, após perder para o Ituano em casa, nos pênaltis.
PALMEIRAS
O Alviverde manteve a base do elenco campeão da Supercopa do Brasil, Paulistão e do Brasileirão em 2023. A diretoria foi ao mercado e trouxe reforços pontuais para a temporada: Bruno Rodrigues, atacante vindo do Cruzeiro, o volante Aníbal Moreno, que estava no Racing (Argentina), e o lateral-esquerdo Caio Paulista, que atuava no rival São Paulo.
O Verdão é o atual bicampeão da competição: venceu o São Paulo em 2022 e o Água Santa em 2023, com direito a goleada por 4 a 0 no jogo de volta das duas finais.
SÃO PAULO
O Tricolor tem quatro reforços confirmados para este início de temporada: o volante Luiz Gustavo, que atuava no Al-Nassr (Arábia Saudita), o atacante Erick, que estava no Ceará, o meio-campista Bobadilla, que defendia o Cerro Porteño (Paraguai) e o atacante Ferreirinha, vindo do Grêmio. Houve mudança também no comando técnico da equipe: Dorival Júnior, deixou o São Paulo para comandar a Seleção Brasileira e, para seu lugar, foi contratado o jovem treinador Thiago Carpini, ex-técnico do Juventude.
Em 2023, a equipe do Morumbi deixou o Paulistão nas quartas de final, perdendo nos pênaltis para o vice-campeão Água Santa.
SANTOS
O Santos inicia a competição com um elenco bem diferente do rebaixado no Brasileirão. Das equipes paulistas, o Peixe foi a que mais se movimentou no mercado da bola, anunciando nove reforços para a temporada: o zagueiro Gil, o meia Giuliano, o lateral-esquerdo Hayner, o ponta Guilherme, o meio-campista Diego Pituca, o atacante Willian Bigode, o meia Otero, o meio-campista Cazares e o atacante Marcelinho, adquirido por empréstimo junto à Tombense. Além dos jogadores contratados, o Alvinegro também anunciou a volta do técnico Fábio Carille, que estava treinando o V-Varen Nagasaki, do Japão.
No último Paulistão, o Santos brigou até as últimas rodadas para não cair, fato que vem se tornando comum nas últimas temporadas do clube (em 2021 e 2022 o Peixe também lutou contra o rebaixamento no estadual).
PARA FICAR DE OLHO
Além dos quatro grandes de São Paulo, o Paulistão conta com algumas equipes que podem surpreender e chegar nas fases finais. A principal delas é o Bragantino, que disputou o título do último Brasileirão junto de clubes de maior orçamento, como Palmeiras e Flamengo.
Outra equipe que vale a pena acompanhar neste estadual é a Portuguesa, que garantiu a permanência na primeira divisão apenas a última rodada do estadual da última temporada. Para a disputa do Paulistão deste ano, o tradicional clube da capital repatriou o centroavante Henrique Dourado, o “Ceifador”, e espera passar por menos sofrimento que em 2023.