Indicada ao Oscar por suas atuações nas obras Alice Não Mora Mais Aqui (1975), Coração Selvagem (1991) e As Noites de Rose (1992), a atriz Diane Ladd faleceu nesta segunda-feira, 3, aos 89 anos. Laura Dern, sua filha e também atriz premiada, confitmou a notícia em comunicado divulgado ao jornal The Hollywood Reporter.
“Minha incrível heroína e a mãe que eu tanto amava faleceu esta manhã, ao meu lado, em sua casa em Ojai, Califórnia. Ela foi a melhor filha, mãe, avó, atriz, artista e espírito empático que só os sonhos poderiam ter criado. Fomos abençoados por tê-la. Agora ela está voando com seus anjos”, escreveu Dern.
Nascida em 29 de novembro de 1935 na cidade de Meridian, no Mississippi, Rose Diane Lanier se tornou uma das atrizes mais respeitadas e renomadas do cinema e da televisão dos Estados Unidos, com uma careira de mais de seis décadas. Colaborou com a filha em múltiplas ocasiões, como em Coração Selvagem, Império dos Sonhos (2006) e a série Enlightened (2011 – 2013), de Mike White.
Além de ter sido triplamente indicada ao Oscar, Ladd foi vencedora do Globo de Ouro em 1981 por seu papel como a garçonete Flo na adaptação de Alice Não Mora Mais Aqui, dirigida pelo icônico Martin Scorsese. Membro de uma verdadeira “dinastia do show business” estadunidense, a atriz era prima de Tennessee Williams, vencedor do Prêmio Pulitzer de Teatro, além de ter sido casada com o ator Oscar Bruce Dern, também indicado duas vezes ao Oscar, entre 1960 e 1969.
Seu primeiro grande papel para o cinema foi na produção de Scorsese, em 1974, onde teve grande destaque no papel de atriz coadjuvante, com frases como “Me beije onde o sol não brilha” e “Eu poderia deitar embaixo de você, comer frango frito e fazer uma cruzadinha ao mesmo tempo, é assim que você me irrita”, que cativaram o público e consagraram seu nome na indústria de Hollywood.
Anos depois, em 1990, destacou-se no papel de Marietta Fortune em Coração Selvagem, onde interpretou a mãe perturbada e manipuladora de Lula, vivida pela filha Laura Dern. Sob direção de David Lynch e ao lado de Nicolas Cage no papel do rebelde Sailor Ripley, Ladd indicada ao Oscar pela segunda vez com o filme.
No ano seguinte, em 1991, recebeu sua terceira indicação ao prêmio mais importante da indústria cinematográfica por seu papel como a mãe de uma jovem problemática e sexualmente promíscua em As Noites de Rose, protagonizado por sua filha, que também recebeu uma indicação ao Oscar.
Para além do cinema e da televisão, Ladd também teve grande destaque no teatro, onde conheceu Bruce Dern durante os ensaios para a produção off-Broadway de Orpheus Descending. Casados durante nove anos, os atores tiveram outra filha, Diane Elizabeth, que faleceu aos 18 meses de vida.
Diane Ladd atuou ao lado de grandes nomes do cinema americano, como Robert De Niro, Jane Fonda e Ben Gazzara. A atriz deixa um legado inestimável à indústria cinematográfica, além de deus dois netos Jaya e Ellery.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
 - O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
 - Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
 - Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
 


											










