Três pessoas ficaram feridas após o desabamento parcial de uma torre medieval em Roma, na Itália, nesta segunda-feira, 3. Dois operários foram resgatados com ferimentos leves, enquanto um terceiro está preso sob os escombros da estrutura, que passava por reformas. Vídeos nas redes sociais mostram o momento do desabamento.
Localizada nas proximidades do Coliseu, a Torre dei Conti é um dos principais pontos turísticos de Roma. A estrutura de 29 metros de altura sofreu pelo menos dois desabamentos, soltando enormes nuvens de poeira pela janela. Durante a queda, foi possível ouvir um alto som de alvenaria desabando. O prédio segue de pé, embora muito danificado.
Torre Dei Conti collapse Roma #Roma #TorredeiConti pic.twitter.com/wrid6d77EY
— L (@L4731058952407) November 3, 2025
De acordo com o presidente da região italiana do Lácio, Francesco Rocca, o trabalhador preso sob os escombros, identificado como um romeno de 66 anos, não corre risco de vida. No entanto, o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Luca Cari, alertou que a operação de resgate enfrenta dificuldades: “Estamos tentando retirá-lo com vida, mas a situação é complexa devido ao risco de novos desabamentos”, disse ele à agência de notícias Reuters.
Erguida pelo papa Inocêncio III no século XIII, a Torre Del Conti tinha originalmente o dobro de sua altura atual. No entanto, terremotos ocorridos nos séculos subsequentes reduziram seu tamanho devido aos danos. O prédio estava desativado desde 2006 e passava por uma reforma com previsão de encerramento para o próximo ano.













