Ações marcam o início das atividades públicas, reforçando o compromisso municipal com a sustentabilidade, biodiversidade e qualidade de vida
A Prefeitura de Vera Cruz deu um importante passo nesta sexta-feira, 31 de Outubro, ao lançar duas ações estratégicas, realizadas entre a manhã e a tarde, que marcam, simbolicamente, o início das atividades do Projeto de Educação Ambiental, instituído pela Lei Municipal nº 3.498, de 19 de setembro de 2025.
Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
A primeira iniciativa oficial do Projeto foi a realização da Mostra de Cinema SEMIL-ECOFALANTE, uma parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento do Meio Ambiente. O objetivo central é fomentar a educação ambiental por meio de ferramentas culturais de alto alcance público.
Com a exibição dos filmes “Kigalinha” e “Parceiros da Floresta”, a ação aproximou educação, cultura e política ambiental, promovendo sensibilização, reflexão crítica e debate sobre temas urgentes, como mudanças climáticas, economia florestal sustentável e biodiversidade. A linguagem adaptada a diferentes faixas etárias garantiu que a atividade fosse acessível tanto a estudantes quanto ao público em geral, reforçando comportamentos e valores sustentáveis.
A iniciativa também dialoga com os objetivos globais relacionados ao clima e sustentabilidade, fortalecendo o compromisso municipal com a formação de cidadãos mais conscientes, participativos e corresponsáveis pelo futuro do território.
Em uma ação prática e de impacto social, a Coordenadoria de Meio Ambiente e Agronomia uniu forças com a Diretoria de Promoção Social para realizar o plantio de mudas de árvores frutíferas em um campo de fácil acesso à população.


O plantio foi motivado pela identificação de que o município conta majoritariamente com árvores comuns, voltadas principalmente para o embelezamento urbano. A inclusão dessas novas mudas frutíferas visa atender e contribuir duplamente:
 – Meio Ambiente, aumentando a diversidade de espécies e reforçando o reflorestamento local.
 – Comunidade, tornando o ponto de plantio um local reflorestado e, futuramente, com a possibilidade de cultivação de alimentos de forma acessível à população.

O Coordenador de Meio Ambiente, Caique Cescon, ressaltou o propósito da iniciativa:
“Nosso objetivo é plantar árvores para tornar nossa cidade mais verde e agradável, melhorando a qualidade do ar, valorizando a natureza. Queremos criar um espaço de convivência, onde as pessoas possam desfrutar da sombra, do contato com o meio ambiente e até saborear uma fruta direto do pé.”
Com essas ações, Vera Cruz demonstra seu empenho em integrar a educação, a cultura e a prática ambiental, investindo na melhoria da qualidade de vida da população por meio de um futuro mais verde e sustentável.


											










