Pesquisa mostra o estrago provocado por frase de Lula sobre ‘traficante vítima’

A declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre “traficantes vítimas de usuários” rendeu o quarto maior volume em publicações e engajamentos nas redes sociais envolvendo o nome do chefe do Poder Executivo federal entre janeiro e 26 de outubro deste ano, segundo pesquisa da Brandwatch — e isso não foi nada bom para o presidente, que é candidato à reeleição em 2026.

De acordo com o estudo, foram 213 mil menções, com 529 milhões de alcance (pessoas que foram impactadas pelos posts), sendo que 87% das publicações foram negativas e apenas 13% positivas.

Na semana passada, na Indonésia, Lula afirmou que “os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”. “Você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra, de gente que compra porque tem gente que vende”, disse ao comentar a política do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de empreender uma guerra às drogas na América Latina.

A frase repercutiu mal, foi amplamente e imediatamente explorada pela oposição, o que obrigou o presidente a se explicar. No mesmo dia, o petista se retratou ao dizer que a frase foi “mal colocada” e que o seu governo combate o tráfico oriundo do crime organizado.

Ainda segundo o levantamento, a frase sobre “traficante vítima” só ficou atrás até o momento de três assuntos: tarifaço imposto pelo governo de Donald Trump aos produtos importados do Brasil, pronunciamento em TV aberta e discurso na Organização das Nações Unidas (ONU). Esses três, no entanto, tiveram comportamento mais equilibrado entre menções positivas e negativas.

Continua após a publicidade

Movimentação nas redes relacionadas a Lula durante o ano
Movimentação nas redes relacionadas a Lula durante o ano (Brandwatch/Reprodução)

O estudo mostra também que os principais adversários políticos de Lula foram os que mais postaram sobre o assunto nas redes sociais. Entre eles, estão os senadores Sergio Moro (União-PR) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ), por exemplo. O ex-juiz da Lava-Jato publicou no X: “Segundo Lula, ‘os traficantes de drogas são vítimas dos usuários’. O pior é que ele pensa desse jeito mesmo, que os criminosos são vítimas da sociedade. Já falou bobagem equivalente ao comentar furto de celular e ao desprezar o combate à corrupção. Vai ver é por isso que quer garantir no projeto antifacção o direito à visita íntima dos presos”, disse.

Publicidade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *