De acordo com dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), entre 45% e 52% das cadelas não castradas desenvolvem tumores mamários ao longo da vida. Em gatas, esse índice varia entre 20% e 30%. Por isso, é fundamental estabelecer formas de prevenção a doença.
Em apoio a campanha Outubro Rosa Pet, a Clínica Veterinária da Universidade Santo Amaro (Unisa) promove entre os dias 27 e 31 de outubro uma ação gratuita voltada à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama em animais de estimação.
Segundo a médica-veterinária e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unisa, Kátia Pimenta Guimarães, durante a ação haverá orientação realizada por médicos-veterinários e alunos do curso em relação aos tumores mamários.
“Caso sejam identificados sinais de tumores mamários, os tutores receberão orientações sobre o tratamento e os procedimentos para o agendamento cirúrgico, conforme a condição de saúde dos animais e a disponibilidade da Clínica Veterinária”, explica a profissional.
Embora o câncer de mama tenha menor incidência em machos, quando ocorre, apresenta alta taxa de malignidade. Já em felinos, cerca de 90% dos tumores mamários são malignos e evoluem rapidamente, com metástases frequentes para pulmões e outros órgãos.
Para a participação na ação não é necessário agendamento. O atendimento de triagem e urgência funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, conforme ordem de chegada. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2141-8562.
Fonte: Unisa, adaptado pela equipe Cães e Gatos.
FAQ sobre a ação de prevenção ao câncer de mama
Qual a proposta da ação?
A ação ocorre em apoio a campanha Outubro Rosa Pet e visa promover conscientização sobre a prevenção do câncer de mama em animais de estimação.
Em quais datas e horários será possível participar da campanha?
Os atendimentos da ação acontecerão na Clínica Veterinária da Universidade Santo Amaro (Unisa), de 27 a 31 de outubro, das 8h às 18h, e são gratuitos.
Qual a incidência de câncer de mama em pets?
Segundo dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), entre 45% e 52% das cadelas não castradas desenvolvem tumores mamários ao longo da vida e em gatas esse índice varia entre 20% e 30%.
LEIA TAMBÉM:
Câncer de mama em pets é fácil de identificar e requer tratamento rápido para melhor prognóstico
Câncer de mama também pode acometer pets não convencionais














