O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira, 23, que tentará o quarto mandato presidencial nas eleições de 2026. Durante discurso realizado em Jacarta, na Indonésia, ao lado do presidente do país, Prabowo Subianto, o petista disse que está prestes a completar oitenta anos com ‘a mesma energia de quando tinha trinta’.
“Eu vou disputar um quarto mandato no Brasil. Então, estou lhe dizendo que ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Esse meu mandato só termina em 2026, no final do ano. Mas estou preparado para disputar outras eleições”, confirmou Lula, que já vinha demonstrando a intenção de estar novamente nas urnas, mas condicionando a decisão à sua saúde.
Lula e Subianto assinaram acordos sobre comércio e agricultura, segurança alimentar; bioenergia, desenvolvimento sustentável e defesa. Além da Indonésia, Lula visitará outros países asiáticos. No domingo, 26, deve se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Malásia. No mesmo dia, o petista irá se reunir com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.