Maioria dos americanos apoia reconhecimento da Palestina, aponta pesquisa

A maioria dos americanos é favorável ao reconhecimento da Palestina pelos Estados Unidos, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira, 22, pela Reuters. O levantamento indica que 59% dos entrevistados apoiam a medida, enquanto 33% são contrários e o restante não soube ou preferiu não responder.

Entre os democratas, o apoio chega a 80%, e entre os republicanos, cai ligeiramente para 41%. O resultado mostra um descompasso entre a opinião pública e a posição do presidente Donald Trump, que se opõe ao reconhecimento formal de um Estado palestino.

O estudo também indica que 60% dos americanos consideram a resposta militar de Israel em Gaza excessiva, refletindo preocupação com o conflito na região, encerrado, por ora, por um frágil cessar-fogo. Apesar das divisões partidárias, 51% dos entrevistados acreditam que Trump merece crédito pelo seu esforço para implementar a trégua, cujas negociações foram mediadas pelos Estados Unidos, Catar, Egito e Turquia no início de outubro.

O republicano, que retornou à Casa Branca em janeiro, tem se mostrado um firme aliado de Israel. Apesar disso, contra o desejo do premiê Benjamin Netanyahu de continuar a guerra para “eliminar totalmente” o Hamas, recentemente intermediou um acordo de paz que reacendeu esperanças para o fim do conflito. O cenário permanece instável: confrontos no último fim de semana ameaçaram romper a trégua, e diplomatas americanos viajaram a território israelense na tentativa de reforçar o acordo.

A pesquisa ouviu 4.385 pessoas em todo o país e tem uma margem de erro de dois pontos percentuais. O levantamento surge em um contexto internacional marcado por decisões de países como Reino Unido, Canadá, França e Austrália de reconhecerem a soberania palestina, provocando críticas de Israel.

O resultado da pesquisa reforça a complexidade da política externa americana em relação ao conflito em Gaza, mostrando que o tema tem peso significativo na opinião pública e nas decisões governamentais futuras. A sondagem, conduzida de forma online, também registrou um leve aumento na aprovação de Trump na área de política externa — de 33% para 38%, seu melhor índice desde julho.

Publicidade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *