Evento ‘Conversa com o especialista’ teve iniciativa do Programa Promovendo a Saúde no Campo (PPSC)

Nesta quinta-feira (9), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), aconteceu a palestra “Conversa com o especialista”, Fábio Oliveira, médico titular do Núcleo de Mastologia do Hospital Sírio-Libanês e referência na área.
O evento foi realizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios (CIPA), em parceria com o Programa Promovendo a Saúde no Campo (PPSC), com o objetivo de trazer informações a respeito do câncer de mama, além de tirar dúvidas, levar orientações práticas e de autocuidado, fortalecendo a importância da prevenção no dia a dia.
Roberto de Almeida Duarte, coordenador do PPSC, abriu o encontro registrando que o portal que cuida e promove a saúde do Sistema Faesp/Senar tem sido cada vez mais acessado. “Isso tem demonstrado uma preocupação das pessoas com a prevenção de doenças, e tem aumentado a nossa responsabilidade em orientá-las com tratamentos e a busca por especialistas”, afirmou.
Em seguida, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP) Mario Biral destacou que a iniciativa de levar saúde e prevenção de doenças às famílias do campo foi ideia de Fábio de Salles Meirelles, presidente emérito da Faesp. “Décadas atrás, o doutor Fábio salientava que além de levar tecnologia ao meio rural era fundamental levar saúde e cuidados à mulher e ao homem do campo.”
Tirso Meirelles, presidente do Sistema Faesp/Senar, saudou os colaboradores presentes e agradeceu a disponibilidade de Fábio Oliveira, destacando que é parte da missão da entidade contribuir para a busca de qualidade de vida e na prevenção aos problemas de saúde mental. “Temos a preocupação de olhar e cuidar do homem e da mulher do campo, mas também com os colaboradores e colaboradoras da Faesp e do Senar que são responsáveis pelo funcionamento de toda entidade e da multiplicidade de ações que temos a cumprir. Cuidar da saúde de todos é importantíssimo e precisamos ajudarmo-nos uns aos outros”, concluiu.
CÂNCER DE MAMA
A palestra do especialista do hospital Sírio-Libanês esclareceu que a melhor forma de evitar o câncer ainda é através de uma dieta saudável e equilibrada, atividade física regular, consumo moderado de álcool, manter o peso ideal e a amamentação dos filhos.
Fábio Oliveira reiterou que o diagnóstico precoce é a melhor arma no combate ao câncer de mama e aumenta as chances de cura. Além da realização do autoexame (para a detecção de nódulos) e de exames de rotina.
Em caso positivo, uma equipe de especialistas discutirá o melhor tratamento e sua respectiva duração. Após essa etapa, deve-se manter um estilo de vida saudável.
“O diagnóstico não é o fim do caminho, mas pode ser o início de uma fase melhor”, sintetizou o médico titular do núcleo de mastologia do Hospital Sírio Libanês.
Galeria













The post Sistema Faesp/Senar realiza palestra sobre prevenção ao câncer de mama appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.