No último dia 9 de outubro, a Sociedade Brasileira de Geriatria Veterinária (SBGV) realizou o workshop “A importância da Jornada Alimentar para o paciente geriátrico”, na sede da Nestlé Purina, em São Paulo.
Trazendo temas relevantes na prática clínica de cães e gatos idosos, o evento abordou os desafios e oportunidades nutricionais no cuidado dos pacientes geriátricos, os reflexos sistêmicos da modulação intestinal e a ciência nutricional no cuidado com o idoso.
Segundo o médico-veterinário e presidente da SBGV, Diego Mendes, o workshop teve um público maior que o esperado, reunindo colegas e especialistas referência na área.
“É uma enorme alegria poder organizar evento um desse tamanho em um espaço tão bacana aqui em São Paulo”, afirma.
Já Enore Massoni, diretor científico da SBGV, comenta que o foco do workshop foi abordar a importância da nutrição e dos nutracêuticos para o paciente idoso, desde a alimentação em si até os procolos terapêuticos.

Insights no cuidado com pets idosos
A programação do evento começou com Diego Mendes, que trouxe reflexões quanto a importância da jornada dos pacientes até a fase sênior para um envelhecimento saudável.
De acordo com ele, a saúde do pet idoso começa na primeira ida ao veterinário, que é o momento em que os tutores conhecerão esses profissionais.
“O clínico geral tem um papel fundamental na prevenção e manejo de doenças nos cães e gatos. Ele é o responsável por definir protocolos vacinais individualizados e promover o cuidado desse animal por toda a vida até que ele chegue para o atendimento geriátrico”, comenta.
Além disso, segundo o profissional, é fundamental acompanhar o peso desses pacientes, dando uma atenção especial ao sobrepeso e ao baixo score corporal, visto que a sarcopenia é uma realidade.
“O score de condição corporal é tão importante quanto o histórico clínico e a anamnese. Nos gatos consideramos ideal o score 5, enquanto alguns estudos indicam para cães o score 4 e 5”, cita.
Para complementar, Diego abordou os desafios ao redor do apetite seletivo em cães e gatos geriátricos. De acordo com ele, é preciso considerar todas as possibilidades para chegar a um diagnóstico conclusivo quanto a causa do problema.
FAQ sobre o workshop da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária
Quando e onde aconteceu o evento?
O workshop da SBGV foi realizado na sede da Nestlé Purina, em São Paulo.
Qual o foco do workshop da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária?
No evento foram abordados temas relevantes relacionados a nutrição de pacientes geriátricos e os cuidados mais importantes para um envelhecimento saudável.
Quais foram os palestrantes do workshop da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária?
Dentre os palestrantes estiveram os médicos-veterinários Diego Mendes, presidente da SBGV, Luis Fernando de Moraes e Thiago Vendramini.
LEIA TAMBÉM:
Nestlé Purina destaca avanços em inovação e tecnologia no setor pet no WSAVA 2025
Cientistas descobrem nova fórmula para calcular a idade dos cachorros
Pets e idosos: uma relação de bem-estar conjunto