Marília inaugura primeiro Escritório em Inteligência Artificial do IBICT no país, no Tech Unimar

IMG_1343

A cidade de Marília deu um passo histórico rumo à inovação ao receber o primeiro escritório descentralizado do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A nova unidade será sediada no Tech Unimar, que é o Parque Tecnológico da Universidade de Marília (Unimar), resultado de uma parceria estratégica entre a universidade, o poder público e o IBICT, com articulação da Comissão Permanente de Ciência, Tecnologia, Inovação, Deliberação e Mudança Social, presidida pelo vereador Professor Galdino.

O coordenador do Tech Unimar, Prof. Dr. Caio Saraiva Coneglian, classificou o momento como histórico.

“A Unimar passa a integrar a chamada tríplice hélice da inovação, que reúne academia, indústria e governo. Ter um órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia instalado aqui mostra que nosso trabalho é reconhecido em âmbito nacional. Esse escritório vai desenvolver tecnologia em inteligência artificial para saúde, agro, educação, governo e tantas outras áreas. É um dia histórico, que coloca Marília entre os principais polos de IA do Brasil”, destaca.

A iniciativa consolida Marília como um dos polos nacionais de ciência, tecnologia e inovação, integrando academia, governo e sociedade em projetos de impacto para diversas áreas do conhecimento.

O secretário municipal de Tecnologia e Inovação, Rodrigo Ramos, destacou o papel da cidade na construção desse projeto.

“Que alegria representar a Secretaria de Tecnologia e Inovação e saber que Marília está recebendo o escritório descentralizado do Ibict. Estivemos em Brasília pleiteando esse espaço para trazer pesquisa, inovação e educação para todas as idades. Com certeza, Marília e seus alunos ganham muito com essa conquista.”

O Presidente da comissão responsável pela interlocução política, o vereador Professor Galdino, reforçou a importância prática da iniciativa. “A população está cansada de discursos. O IBICT foi uma ideia que tivemos junto com a Unimar para transformar Marília em polo nacional de ciência e tecnologia. O ensino fundamental, médio e superior precisam conhecer e participar da inovação. Marília hoje tem que comemorar, porque passa a ser referência em ciência com o IBICT. Vem muita parceria por aí, vem projeto de lei de popularização da ciência. Menos discurso, mais ação. Gente cuidando de gente”, conta.

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) é uma unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O órgão tem como missão promover, por meio da gestão e disseminação da informação científica e tecnológica no Brasil, o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação.

Ao longo de sua trajetória, o IBICT tem atuado na criação de políticas públicas, sistemas e ferramentas digitais que apoiam pesquisadores, universidades, empresas e gestores públicos, consolidando-se como referência nacional na integração entre conhecimento científico e transformação social.

O Diretor da IBICT, Tiago Braga, ressaltou o caráter estratégico da cooperação firmada.

“Estamos construindo uma parceria com a Unimar para ter um laboratório de pesquisa aqui. O IBICT traz seu conhecimento e corpo técnico, em um plano de trabalho que prevê mecanismos de inteligência artificial proprietários, com tecnologia e conhecimento brasileiro. É uma perspectiva de futuro para o Brasil, que coloca Marília na vanguarda da soberania tecnológica”, conta.

A coordenadora do Ibict, Emanuele Torini, destacou a importância de envolver os alunos em projetos de ponta. “Participar desse momento histórico para a nossa universidade e para a cidade é muito inspirador. O Escritório do IBICT abre portas para que nós, estudantes, possamos estar mais próximos da pesquisa, da inovação e da construção de soluções reais para a sociedade. É a chance de aprender fazendo, lado a lado com pesquisadores e profissionais que estão transformando o futuro da ciência e da tecnologia no Brasil”, diz.

Para a pesquisadora Silvana Vidotti, a descentralização representa um marco na história da instituição. “É uma felicidade enorme poder ter o primeiro escritório de pesquisa do Ibict sendo instalado no Parque Tecnológico da Unimar. É a primeira vez que o Ibict sai da sua casa para montar um escritório. Esse momento vai tornar a cidade de Marília um polo em ciência, tecnologia e inovação. Nós temos as melhores universidades do país aqui e o IBICT, com muito carinho, está trazendo sua equipe e gestão de pesquisa para criar parcerias públicas e privadas que ajudem a sociedade como um todo”, enfatiza.

A superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis, lembrou a trajetória da universidade em tecnologia aplicada à saúde.

“Estamos muito felizes com esse movimento. Há 25 anos o hospital já tinha sistema próprio e parcerias tecnológicas importantes. Agora, com o IBICT, podemos avançar em soluções de impacto para a comunidade. Nada melhor do que transformar tecnologia em acesso à saúde. Para mim, isso representa esperança em processos de mudança e inovação”, diz.

A Pró-reitora de graduação da Unimar, Profa. Dra. Fernanda Mesquita Serva, destacou o protagonismo institucional.

“Estamos construindo uma parceria com a Unimar para ter um laboratório de pesquisa aqui. O IBICT traz seu conhecimento e corpo técnico, em um plano de trabalho que prevê mecanismos de inteligência artificial proprietários, com tecnologia e conhecimento brasileiro. É uma perspectiva de futuro para o Brasil, que coloca Marília na vanguarda da soberania tecnológica”, conta.

Encerrando a solenidade, o prefeito de Marília, Vinícius Camarinha, reforçou o ganho coletivo para a cidade.

“Marília se consolida como uma cidade polo de tecnologia a nível nacional. Esse é um trabalho conjunto entre a Unimar, a prefeitura e o Ministério da Ciência e Tecnologia, que vai gerar projetos inovadores capazes de mudar a vida das pessoas. Ciência, tecnologia e inovação são ferramentas para melhorar os serviços públicos e garantir mais qualidade de vida.”

Com a inauguração, Marília assume papel de destaque na inovação nacional, fortalecendo o diálogo entre governo, universidade e sociedade em busca de soluções tecnológicas que transformem a vida das pessoas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *