Por Fala Marília
A Universidade de Marília (Unimar) deu mais um passo importante em sua trajetória de quase 70 anos marcada pela busca constante por inovação. Em evento realizado nesta segunda-feira (9), foi inaugurado um novo espaço no TecUnimar, que passa a contar com a Jacto como empresa âncora, fortalecendo a integração entre academia e indústria.
Segundo o coordenador dos cursos de TI da Unimar, Caio Coneglian, a parceria vai além da infraestrutura, criando um ecossistema voltado para estágios, pesquisas, projetos conjuntos e, principalmente, para a cultura da inovação. “Mais do que um espaço físico, estamos consolidando um movimento. A presença da Jacto, que já tem em seu DNA a ciência e a tecnologia, estimula todo o nosso ambiente de inovação”, destacou o coordenador.

O convênio permitirá a realização de rituais de debate sobre tecnologia, práticas de agricultura 4.0 em campo, desmistificação de ferramentas digitais no agronegócio e geração de soluções práticas para produtores rurais. “A indústria próxima da academia e a academia próxima da indústria geram valor para todos: empresas, sociedade e, principalmente, para os alunos”, reforçou Guilherme Panes, gerente de agricultura digital do Grupo Jacto.

A iniciativa também amplia as conexões já existentes entre a universidade e o setor produtivo. O Hospital Beneficente Unimar, por exemplo, já desenvolve o projeto TecSaúde, que leva desafios reais da instituição para dentro da universidade, transformando-os em soluções tecnológicas. “Agora, com a entrada da Jacto, o movimento ganha ainda mais força”, disse a Superintendente do HBU, Marcia Mesquita Serva Reis.

A história da Unimar e da Jacto se cruzam em momentos emblemáticos. Com quase 80 anos de atuação no setor, a empresa de Pompeia soma forças à Universidade de Marília, que se aproxima das sete décadas de existência. Ambas sempre tiveram como propósito investir em ciência, educação e desenvolvimento humano.
“Hoje é um dia memorável para a Unimar, que passa a receber a família Jacto dentro do nosso parque tecnológico. É um marco histórico para Marília e para toda a região”, celebrou a pró-reitora da Unimar, Fernanda Mesquita Serva.

Com o compromisso de formar profissionais qualificados, a Unimar reforça, mais uma vez, que seu papel vai muito além da diplomação. A missão é entregar à sociedade profissionais preparados para atuar em um mercado cada vez mais dinâmico, conectando saúde, tecnologia, agronegócio e inovação.
“O Parque Tecnológico ganha ainda mais força com projetos em agricultura 4.0, saúde e pesquisa aplicada. Uma aliança histórica que coloca Marília no mapa da inovação”, afirmou o reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva.