Colégio Shunji Nishimura foi vencedor do “Prêmio Excelência”, evento que reúne escolas de todo o Brasil O Colégio Shunji Nishimura, de Pompeia (SP), conquistou o 1º lugar no Prêmio Excelência 2025, na categoria Ciência e Pesquisa.
A instituição atingiu o resultado com um projeto de estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais, intitulado “Arquivo Jurássico: Uma Trilha no Tempo”.Criado pelo Poliedro Sistema de Ensino, o Prêmio Excelência tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar projetos de excelência pedagógica.
A premiação destaca boas práticas educacionais e dá visibilidade ao trabalho de alunos e profissionais da educação comprometidos com a formação de cidadãos críticos, conscientes e preparados para os desafios da sociedade.
“Essa conquista é fruto do empenho de toda a equipe pedagógica, que acredita no poder da educação. O prêmio é um grande reconhecimento e estamos felizes por essa conquista”, afirmou Iolene Lima, Diretora Executiva, da escola.
O projeto promoveu ações de estudo sobre período jurássico e as atividades envolveram alunos, professores e comunidade escolar em tarefas práticas de sustentabilidade. O fascínio das crianças por dinossauros e animais pré-históricos foi o ponto de partida para o projeto, que transformou a escola em um verdadeiro laboratório de descobertas, onde ciência, arte e imaginação se entrelaçaram.
“Nessa aventura de aprendizagem lúdica e investigativa, os alunos mergulharam em experiências que iam da criação de cenários misteriosos e dramatizações envolventes até pesquisas realizadas em família, que deram origem a um mural interativo repleto de curiosidades. O percurso incluiu ainda uma visita ao Museu de Paleontologia de Marília-SP, onde os pequenos puderam observar fósseis reais e viver a emoção de atividades em 3D. Além de aprender sobre espécies extintas e o trabalho dos paleontólogos, as crianças foram protagonistas de vivências marcadas pela cooperação, pela escuta atenta e pela alegria de aprender juntos”, explica a diretora.
Para Rodrigo Fulgêncio, diretor executivo do Poliedro Sistema de Ensino, a iniciativa reflete a força da educação como agente de transformação social.
“Reconhecer práticas como a do Colégio Shunji Nishimura é valorizar o esforço de escolas e educadores que estão fazendo a diferença em suas localidades, apoiando estudantes e a preparando os jovens para construir um futuro melhor”.
A premiação ocorreu em São Paulo, durante o Encontro de Mantenedores, evento exclusivo para Escolas Associadas do Poliedro Sistema de Ensino, que reuniu mais de 500 representantes de escolas de todo o Brasil.