A janela de oportunidades está aberta para sua empresa!

Imagem do WhatsApp de 2025-09-07 à(s) 22.34.46_a8e4f76e

Por Marcos R. Loncorovici Júnior

O fato é que as coisas têm acontecido em uma velocidade cada vez maior. Além disso, muitos fatores que antes não precisavam estar em nosso radar passaram a ser motivo de atenção, acompanhamento e entendimento sobre o impacto no cotidiano e nas estratégias das empresas.

Vivemos o que podem ser considerados filtros para o progresso e até mesmo para a sobrevivência das empresas. E você, gestor, precisa estar atento a tudo isso! Se deseja aproveitar a janela de oportunidades, esses fatores precisam ser compreendidos, dominados e incorporados por você e por sua equipe. São eles:

 1. Contexto Global de Alta Digitalização

A digitalização de processos, meios de atendimento, canais de vendas, softwares e a crescente presença da IA nos diversos modelos e segmentos – para não dizer todos – representa um filtro que certamente selecionará quais empresas se desenvolverão e permanecerão no mercado.

Particularmente, não consigo identificar negócios que não serão impactados pelos avanços tecnológicos. Dessa forma, como se dar ao luxo de não acompanhar a evolução tecnológica na sua empresa?

Destaco que isso não significa necessariamente que sua empresa deverá desembolsar valores elevados de uma hora para a outra simplesmente para ter ou adquirir tecnologia. Não é preciso apenas ter no sentido de adquirir, mas também dominar e estar inserido nesse contexto para entender seu mercado e atender seu cliente, ou até mesmo saber do que ele está falando ou precisando.

 2. Contexto Tributário e Fiscal

A reforma tributária já aprovada requer que as empresas tenham domínio das mudanças e mecanismos. Observe que teremos, por alguns anos, a existência de dois mecanismos em funcionamento (o atual e o novo modelo) até que se concretize por completo a reforma tributária, que já será iniciada em janeiro de 2026.

Ainda sem impactos na carga propriamente dita, mas já com a implementação dos mecanismos do IBS e CBS, essa etapa implementará o mecanismo, mas as alíquotas que de fato prevalecerão ainda não estão definidas até o momento. Esta etapa da reforma contempla ICMS, PIS, COFINS e ISS – ainda não estão inseridas reformas sobre Imposto de Renda.

Essa alteração no contexto e mecanismo exige (na minha concepção particular) que as empresas tenham domínio definitivo sobre questões tributárias e fiscais. Vejam alguns motivos para isso:

Em determinado momento, a reforma fará uma seleção no mercado. Isso mesmo, ela praticamente vai impor um processo seletivo. Em empresas do lucro real, por exemplo, onde o comprador (PJ) se apropria de tributos pagos nas etapas anteriores da cadeia – hoje o crédito de ICMS, PIS e COFINS, que vem no ato da compra e é deduzido “na guia” do imposto a pagar (apurado pela venda/saída de produtos) –, agora dependerá efetivamente de que o vendedor (fornecedor) tenha recolhido seus tributos. Caso contrário, o comprador (por exemplo, um varejista) não terá o crédito dos tributos.

Agora reflitam: o varejista será obrigado a analisar seu fornecedor, se está recolhendo tributos, se está financeiramente saudável. Isso é ou não é uma seleção e filtro impostos ao mercado?

 3. Contexto de Dificuldade de Mão de Obra

Temos pelo menos mais um grande ponto que merece sua plena atenção, além da tecnologia e questões tributárias: a dificuldade de mão de obra. Não apenas qualificada – muitos segmentos já sofrem com escassez em níveis que nem precisam de alta ou média qualificação.

Mas e agora? É preciso ação! Como? Não há uma receita de bolo pronta, mas um conjunto de situações necessárias. Uma delas é investir na sua equipe com preparação, treinamento, educação e até mesmo aculturamento organizacional.

Valorize seu quadro atual, invista nas pessoas que estão na sua equipe. Já digo que é preciso ter “a escola dentro da empresa”: forme as pessoas, crie níveis, defina quais treinamentos e tipos de qualificação fazem sentido para seu time e sua empresa. Já vi inclusive algumas empresas que criaram uma sala de aula mesmo, ao pé da letra, com estrutura de escola, pois perceberam que, se não qualificarem e investirem, a empresa não vai avançar!

Ainda assim, isso não é tudo! É necessário implementar políticas de RH, definir programas de incentivo que reconheçam boas performances ou até mesmo reconheçam a assiduidade e disciplina! Lembro que não existe uma única coisa a ser feita – é preciso investir e mudar o contexto, as políticas, a forma de fazer, o que significa se adaptar e, mais do que isso, posicionar-se à frente!

Mas por que a Janela de Oportunidades Está Aberta?

O fato de estar acontecendo tanta coisa com impacto significativo e relevante no mercado pode ser uma grande oportunidade, não apenas manter-se vivo no mercado, mas estar à frente!

Estará aí a grande oportunidade de se diferenciar, de entender as regras atuais do jogo e superá-las, estar na frente. Tanta coisa importante ao mesmo tempo pode fazer com que aqueles que não enxergam o cenário fiquem para trás, fazendo com que virem presas a serem predadas por aqueles que dominaram as tantas mudanças do momento!

Encare tudo isso como uma oportunidade de estar à frente. Fácil não será, mas isso poderá te levar para a próxima fase desse processo seletivo que o mercado impõe. Sendo assim, ainda haverá grandes oportunidades de incorporar concorrentes que não avançaram ou simplesmente conquistar clientes deixados por empresas que não acompanharam tanta mudança!

Quem você quer ser?

Faça disso tudo a verdadeira janela de oportunidades para estar à frente. “Encontre a senha” e passe de fase. Claro que isso exigirá de você e de toda sua equipe muita disciplina, dedicação, esforço e muito conhecimento, mas não se deixe virar presa!

*Marcos R. Loncorovici Júnior | Graduado em Administração, pós graduado em gestão de pessoas, finanças, marketing e gestão estratégica de negócios, consultor sócio na empresa Alicerce consultoria, Professor em cursos de Pós graduação de controladoria e finanças e mestrando em Administração para Organizações Inovadoras.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *