O São Paulo não tem mais negociações ou qualquer tipo de conversa com Caio Paulista, lateral titular na conquista da Copa do Brasil e que está cada vez mais perto de ser reforço do Palmeiras para 2024.
Segundo apurou a ESPN, após informação publicada inicialmente pelo UOL, o Tricolor abriu mão da disputa pelo jogador de 25 anos após ver o arquirrival paulista atravessar a negociação e ficar mais perto de um acordo com o Fluminense, que detém 50% dos direitos econômicos sobre Caio (a outra metade pertence ao Tombense).
O time do Morumbi tratava Caio Paulista como peça importante do planejamento para a próxima temporada e acreditava ter um acordo com o Fluminense para a contratação em definitivo do jogador, após uma temporada de empréstimo.
No entanto, a vontade da diretoria são-paulina era parcelar o pagamento de 3,5 milhões de euros, o equivalente a R$ 18,7 milhões. O Palmeiras, então, entrou na disputa e sinalizou que pagaria um valor superior ao Fluminense e à vista, o que mudou os rumos da negociação.
No São Paulo, Caio Paulista chegou ainda nos tempos de Rogério Ceni e virou dono da lateral na gestão de Dorival Júnior. Foram 50 partidas na temporada, com 5 gols (um deles justamente contra o Palmeiras, nas quartas de final da Copa do Brasil).
Caso a negociação com o Palmeiras realmente caminhe para o desfecho feliz, o jogador será o segundo reforço alviverde, depois do atacante Bruno Rodrigues. Os dois têm em comum o fato de serem agenciados pelo empresário Eduardo Uram.
Já o São Paulo, por ora, não tem um lateral na mira para substituir Caio. O clube do Morumbi oficializou as contratações do atacante Erick e dos volantes Luiz Gustavo e Bobadilla, além da renovação do meia-atacante Lucas Moura.
Por que Caio Paulista, do São Paulo, se encaixa no que Abel Ferreira busca para o Palmeiras?
Com um posicionamento mais agressivo no mercado de transferências para a temporada 2024, o Palmeiras está de olho no lateral-esquerdo Caio Paulista, cedido pelo Fluminense por empréstimo ao São Paulo, que está com problemas para exercer a compra do atleta, correndo o risco de sofrer um ‘chapéu’ do arquirrival na negociação.
A movimentação alviverde no mercado fez com que muitos torcedores questionassem o motivo da procura do Palmeiras por um terceiro lateral-esquerdo, uma vez que o elenco conta com Joaquin Piquerez e Vanderlan como opções.
A resposta está na variação que Caio Paulista oferece, algo apreciado pelo técnico Abel Ferreira. Desde que chegou ao Palmeiras, ainda em novembro de 2020, o português tem o costume de adaptar atletas fora de suas posições de origem.
Especificamente sobre Caio Paulista, o lateral-esquerdo pode realizar até três funções, caso de fato seja contratado pelo Verdão. Além de atuar como lateral-esquerdo, posição que ocupa atualmente, o atleta também pode se tornar um ala-esquerdo caso a equipe atue com três zagueiros.
Mas e o Piquerez? Pode se questionar o torcedor. Há algumas semanas, a ESPN informou que o Palmeiras busca no mercado a contratação de um zagueiro canhoto. Caso o Verdão não encontre uma opção viável, o uruguaio poderia fazer a função em um esquema com três zagueiros.
Isso não seria uma novidade no time de Abel Ferreira, que costuma ter o lateral-direito Marcos Rocha como um zagueiro destro no setor, fazendo uma ‘dobradinha’ com Mayke, que atua como um ala no corredor direito.
Além disso, o próprio Piquerez chegou a fazer a função de terceiro zagueiro quando o Palmeiras atuou com uma linha de cinco ou até de seis na defesa, fatos ocorridos na decisão da CONMEBOL Libertadores diante do Flamengo, em 2021, e na final do Mundial de Clubes, contra o Chelsea.
Espera-se também que Caio Paulista possa atuar em sua posição de origem: atacante. Transformado em lateral-esquerdo pelo técnico Fernando Diniz quando ambos estavam no Fluminense, o atleta poderá ser uma opção para o esvaziado ataque palmeirense.
Com Artur praticamente negociado com o Zenit, da Rússia, e Dudu lesionado, o Palmeiras tenta encontrar opções de nomes de velocidade para a beirada do campo. Em eventuais momentos, Abel poderia escalar Caio Paulista como um ponta ou até como um segundo atacante canhoto.
Até este momento, o Palmeiras anunciou as contratações do meio-campista Aníbal Moreno, que estava no Racing, da Argentina, e de Bruno Rodrigues, atacante que disputou o Brasileiro pelo Cruzeiro. O clube ainda busca opções para o ataque, além de um zagueiro canhoto. Por outro lado, o Verdão se esforçará para manter a ‘espinha dorsal’ e não deverá vender nenhum nome considerado titular da equipe.
Participe da comunidade Fala Marília no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.