Na manhã desta sexta-feira (05) mais um episódio lamentável de vandalismo e furto de equipamentos em uma unidade do sistema de saneamento básico de Marília.
A ocorrência foi na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) compacta do Residencial Terras de São Paulo, no distrito de Padre Nóbrega. Os infratores quebraram os cadeados das portas de acesso, vandalizaram a infraestrutura elétrica e furtaram cabos elétricos de alimentação dos sopradores de ar, o gerador e componentes do quadro elétrico.
Com isso ocorreu a paralização do sistema de bombeamento, tendo como consequência o transbordo e vazamento dos efluentes de esgoto, ocasionando mal cheiro, e propagação para fora da unidade.


As equipes técnicas da RIC Ambiental agiram prontamente e foram realizadas ações imediatas para restabelecer o funcionamento do sistema de bombeamento para suprimir o vazamento dos resíduos. Os técnicos continuam no local trabalhando para o reestabelecimento completo da operação da ETE compacta. A concessionária está avaliando o prejuízo financeiro, de milhares de reais, que se soma a diversos casos semelhantes ocorridos nos últimos 12 meses.

“Infelizmente esses criminosos não sabem que estão assaltando a população, já que todo equipamento, todo cabo, cada tubo, conexão ou parafuso pertencem ao município, a concessionária tem a custódia dos bens e é responsável pela prestação dos serviços, mas cada centavo utilizado para recompor esse tipo de ação lesa mesmo é o povo e a cidade!” – explica o Eng° Julio F Neves, Superintendente Comercial e de Comunicação da RIC Ambiental.
O apoio da população é fundamental para denunciar práticas suspeitas e contribuir para a segurança da infraestrutura pública.
Os canais de atendimento continuam à disposição para comunicação com os usuários pelo telefone e WhatsApp (14) 3434-0220 e em nossa unidade de atendimento presencial, na Av. Rio Branco 173.