Uma imagem marcou a noite das Eliminatórias sul-americanas. James Rodríguez sentou-se sozinho no gramado do estádio após a vitória e classificação da Colômbia para a Copa do Mundo de 2026. O camisa 10 emocionado ficou por alguns minutos no centro do campo do Metropolitano Barranquilla. Destaque da edição no Brasil em 2014, o atleta de 34 deve jogar seu último mundial no ano que vem.
📽️ ¡Lo lograste…. James David Rodríguez Rubio! 👑🪄⚽#LaSeleNosUne🇨🇴#LuchemosJuntos🇨🇴 pic.twitter.com/o0i3ad2rSR
— Selección Colombia (@FCFSeleccionCol) September 5, 2025
A cena é símbolo de uma conquista que supera o jogador. Com a vitória de 3 a 0 para cima da Bolívia, a Colômbia se classifica para a sua sexta participação em Copas do Mundo. Los Cafeteros, como é apelidada a seleção colombiana, participaram das edições de 1962, 1990, 1994, 1998, 2014 e 2018. Nas últimas duas, James foi peça fundamental da equipe, mas não garantiu a vaga em 2022 depois de uma campanha ruim nas Eliminatórias, sem mesmo alcançar a zona de repescagem.
Atual jogador do León, do México, James Rodríguez teve a carreira impulsionada depois da sua atuação na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Com uma campanha de quartas de final, encerrada justamente diante dos donos da casa, o então jovem de 24 anos foi o artilheiro com 6 gols, entre eles, o mais bonito do torneio, eleito pela Fifa.
Sua carreira catapultou depois do mundial, e foi comprado do Mônaco pelo Real Madrid, mas sem obter sucesso longevo no clube espanhol. Emprestado ao Bayern de Munique, o colombiano também não vingou e rodou por outros clubes na Europa antes de voltar à América do Sul. O retorno foi a um time brasileiro, o São Paulo, onde também não deixou saudades.
Lembrou alguém?
Fãs do futebol compararam a cena de James com a despedida de Andrés Iniesta do Barcelona em 2018. Logo após o título do Campeonato Espanhol, o herói nacional comemorou com os torcedores e companheiros, mas reservou um momento solo na calmaria do silêncio do Camp Nou vazio. Sem as chuteiras, descalço no gramado, o meia sentou-se sozinho no campo que tanto o consagrou.