Um iate de luxo, chamado Dolce Vento, virou e afundou na costa de Zonguldak, no norte da Turquia, apenas 15 minutos após ser lançado ao mar durante sua viagem inaugural, na terça-feira, 2. Apesar do susto, o proprietário, o capitão e dois tripulantes conseguiram nadar até a costa sem ferimentos.
O incidente foi registrado em vídeo e rapidamente viralizou nas redes sociais. Imagens captadas por celular mostram um dos ocupantes subindo no casco quase submerso da embarcação, antes de pular na água para escapar do naufrágio.
Segundo o jornal inglês The Sun, o iate, avaliado em 700 mil euros (aproximadamente 5,1 milhões de reais), foi construído no estaleiro Med Yilmaz, em Eregli, e entregue ao proprietário em Istambul. A embarcação tem entre cerca de 25 metros de comprimento e apresentou problemas logo após o lançamento.
Equipes da guarda costeira e do porto de Zonguldak foram acionadas para controlar a área, realizar o resgate e auxiliar na recuperação da embarcação. Autoridades do estaleiro confirmaram que uma investigação será conduzida para apurar as causas do naufrágio, levantando hipóteses sobre falhas técnicas ou problemas na construção.