Encontro de mulheres do agro toma proporção nacional

Autoridades exortaram à construção de um evento nacional já no próximo ano, mostrando o trabalho das Semeadoras do Agro para o Brasil

Os números são superlativos. O 3º Encontro Estadual de Mulheres do Agro, em Ribeirão Preto, organizado pela Comissão Semeadoras do Agro, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), reuniu nesta sexta-feira (29) mais de 3 mil produtoras rurais, de todas as regiões paulistas, além de representantes de outras federações, para troca de experiências e celebrar um ano de muitas histórias e conquistas.

A presidente da Comissão, Juliana Farah, recebeu todas as participantes com a vibração que leva a cada evento nos sindicatos rurais. Para ela, esse é um trabalho de formiguinha que a Faesp e o Senar fazem para dar visibilidade às mulheres que sempre fizeram a diferença no campo, mas nunca foram vistas.

“Estou muito feliz com esse evento, que representa um ano de muito trabalho, de levar às mulheres do campo informações que as ajudem a construir seu futuro e sua independência financeira. Isso é muito importante e a nossa proposta”, frisou Juliana Farah.

Ao lado do presidente da Faesp, Tirso Meirelles, o diretor técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi, elogiou o evento e lembrou que o encontro ultrapassou fronteiras ao abrir as portas para representantes de outros estados, como do Ceará e de Goiás, onde a primeira-dama, Gracinha Caiado, teve a oportunidade de falar sobre a força do setor agropecuário em todo o país.

“Esse é um momento histórico. Trata-se do maior encontro de mulheres do agro do país. Para 2026 temos de fazer um encontro nacional, mostrando a força do setor agropecuário paulista e brasileiro”, afirmou Vinholi, reforçando a importância do trabalho executado pelo Senar, na qualificação, e pelo Sebrae, no gerenciamento de projetos.

Para a presidente da Comissão Nacional de Mulheres do Agro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Stéphanie Ferreira, o trabalho que as Semeadoras fazem é motivador. Ao desenvolver competências, abre espaço para que as mulheres possam ocupar seu lugar de direito. Já a deputada federal Rosana Valle reforçou a importância da construção de políticas públicas que contribuam para dar às produtoras rurais as ferramentas necessárias para empreender.

Participaram ainda do evento o prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva, e sua mulher Carol, que trouxe números expressivos da importância das mulheres no setor agropecuário. Segundo ele, são 1,7 milhão de propriedades rurais sob administração feminina, representando 30 milhões de hectares. A vereadora de São Paulo, Sonaira Fernandes, a deputada estadual Edna Macedo e o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena fizeram parte do palco, que contou com palestra da atriz Flávia Alessandra e da apresentação de Waldonys, cantor e sanfoneiro. A mestre de cerimônias foi a influenciadora Dilma Campos.

Galeria

Veja todas as fotos

Fotos das Caravanas

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *