Fórum de Sustentabilidade discute o agro paulista na COP 30

Evento, dia 04 de Setembro, reunirá políticos e lideranças do setor agropecuário para construir a agenda para a Conferência das Nações Unidas no Pará

Um momento para mostrar a força do setor agropecuário paulista e construir uma pauta para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em novembro, em Belém, no Pará. O Fórum de Sustentabilidade da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) reunirá, no próximo dia 04 de Setembro, lideranças do agro, técnicos e políticos para mostrar a contribuição dos produtores rurais para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Entre os temas que serão abordados estão os sistemas sustentáveis de produção, a conservação da vegetação nativa em áreas produtivas e políticas de incentivo. O gerente de Sustentabilidade da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Nelson Ananias, abrirá o evento com a palestra O Setor Agro e a COP 30, reforçando o trabalho que é feito em todo o país para garantir uma produção que atenda a todos os critérios de sustentabilidade.

“Será um evento que vai mostrar como o produtor paulista trabalha para preservar o meio ambiente, consciente de que esse é um ativo importante não apenas para a garantia da continuidade de sua produção, mas de competitividade num mercado cada vez mais voltado à sustentabilidade”, afirmou o coordenador do Departamento de Sustentabilidade da Faesp, José Luiz Fontes.

A questão da capacitação no meio rural, garantindo as boas práticas no manejo e em todo o processo dos setores agrícola e pecuário, também será abordada, assim como o Fórum irá falar das pesquisas desenvolvidas, a fim de garantir o aumento da produtividade. A adoção de políticas de financiamento voltadas especificamente para produtores rurais que investem em práticas sustentáveis é fundamental para alinhar o crescimento do agronegócio brasileiro às demandas ambientais e de mercado.

O crédito direcionado, com juros mais baixos, prazos estendidos e incentivos fiscais, pode viabilizar a implementação de tecnologias limpas, o manejo eficiente de recursos naturais, a recuperação de áreas degradadas e a redução das emissões de carbono, fortalecendo a competitividade internacional da produção. Além de garantir sustentabilidade econômica e ambiental, essas políticas também ampliam a segurança alimentar, estimulam a inovação no campo e contribuem para o cumprimento das metas climáticas assumidas pelo Brasil em acordos globais.

“Esse será um evento que irá reforçar a importância do setor agropecuário paulista não apenas na economia nacional, mas também na preservação do meio ambiente. Esse espaço de discussão vai ser essencial na construção do documento que será apresentado durante a COP 30, ressaltando o caráter sustentável da produção do nosso estado”, concluiu o presidente da Faesp, Tirso Meirelles.

The post Fórum de Sustentabilidade discute o agro paulista na COP 30 appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *