Segundo dia do Conexidades, em Holambra, tem debate sobre Agronegócio e a importância ao PIB nacional

Oitava edição do evento contou com autoridades e diversas lideranças dos setores público e privado

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Tirso Meirelles, participou da sessão solene de abertura do 8º Conexidades, em Holambra, ao lado de autoridades e lideranças.

“O Conexidades é um evento pluripartidário e municipalista, importantíssimo às reflexões que temos de fazer em prol do nosso país e pelo bem da sociedade”, afirmou Tirso Meirelles.

Participaram da abertura: Felício Ramuth, vice-governador do Estado de São Paulo, Fernando Henrique Capato, prefeito de Holambra, Aparecido Lopes da Silva Lima, presidente da Câmara Municipal de Holambra, Gilberto Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, secretário estadual de Turismo e Viagens e Wieneke Vullings, cônsul-geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo.

O presidente da Faesp, Tirso Meirelles, também participou do painel “Agronegócio: O Campo Apoiando o PIB”, realizado na terça-feira (5). Ao seu lado, para o debate, estiveram o governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado; o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai Filizzola; e o presidente do Conselho Administrativo da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (FUNDEPAG), Francisco Matturro.

Piai apresentou dados sobre a força do agronegócio estadual e nacional, destacando a integração lavoura-pecuária-floresta e a preservação ambiental: 66,3% da área brasileira está preservada, inclusive em propriedades privadas. O secretário celebrou o crescimento do setor no estado de São Paulo.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, compartilhou sua trajetória de 40 anos na vida pública e sua atuação como médico e defensor do setor rural. Ele relembrou a criação da bancada ruralista e os avanços legislativos que garantiram maior representatividade ao agro. Caiado destacou o potencial produtivo do Brasil, com três safras anuais em clima tropical, e o protagonismo nacional em energia limpa, biomassa, eólica e fotovoltaica.

Durante sua fala, também apresentou projetos sociais voltados à permanência das famílias no campo, como moradias dignas e programas de alfabetização e alimentação escolar. Ele defendeu a profissionalização, o combate aos lixões e o desenvolvimento de bancos de dados próprios para fortalecer a inteligência rural.

“Se continuarmos com essa capacidade de avanço tecnológico, seremos imbatíveis”, afirmou.

Caiado fez críticas à postura do governo federal. Segundo ele, atitudes provocativas não representam os interesses da população e prejudicam as negociações comerciais. Caiado defendeu uma abordagem diplomática e pragmática, que o Brasil deveria buscar o diálogo para restaurar condições comerciais mais justas.

Tirso Meirelles, presidente da Faesp, abordou os desafios enfrentados pelos produtores, como a insegurança jurídica e a necessidade de diplomacia para acordos internacionais. Defendeu a conectividade entre campo e cidade, a atuação conjunta entre executivo, legislativo e iniciativa privada, e a criação de centros de integração tecnológica para pequenos produtores.

O presidente da entidade enfatizou a importância da sustentabilidade como diferencial competitivo, apontando que o Brasil possui um dos códigos florestais mais rigorosos do mundo e está na vanguarda da segurança alimentar.

“Temos o desafio de democratizar o acesso à tecnologia no campo, especialmente para pequenos e médios produtores, garantindo que a inovação chegue a todos os elos da cadeia produtiva, ressaltando ainda mais a força do agro brasileiro.”

8º Conexidades

Com o tema “Sustentabilidade: Desafio e Prioridades para as Lideranças”, a edição tem uma programação rica e diversa com várias lideranças dos setores público e privado.

Silvia Melo, CEO do Conexidades, destacou que para a edição deste ano a “sustentabilidade deixou de ser uma bandeira e passou a ser uma urgência. Ela ocupa o centro dos debates justamente porque impacta a gestão pública, a economia, o campo, as cidades e o futuro do Brasil.”

“Nossa expectativa para o evento é promover diálogos importantes, sérios, inspiradores e propositivos que possam ser aplicados, na verdade, na prática, por quem toma as decisões, que são gestores públicos”, completa.

O 8º Conexidades reúne autoridades públicas, representantes de conselhos, prefeitos, vereadores e especialistas para uma semana de painéis voltados à administração pública, desenvolvimento sustentável e políticas públicas.

Sua programação traz temas como educação digital, mudanças climáticas, turismo, agronegócio, legislação, inovação tecnológica e inteligência artificial aplicada à gestão pública. As atividades são distribuídas ao longo dos cinco dias do encontro, com palestras e debates nos períodos da manhã e da tarde.

“O Brasil vive um momento decisivo. Reunir governadores, ex-presidentes e gestores públicos para discutir soluções concretas é contribuir diretamente com a agenda nacional. O Conexidades é municipalista, mas a pauta é de país”, afirma Silvia Melo.

Galeria

The post Segundo dia do Conexidades, em Holambra, tem debate sobre Agronegócio e a importância ao PIB nacional appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *