Além de melhorar a infraestrutura, concessionária informa sobre a qualidade da água e busca parceiros para preservar pontos tradicionais da cidade
Presentes em diversas regiões de Marília, as fontes públicas fazem parte da paisagem urbana e da memória afetiva da população. Utilizadas como pontos alternativos de coleta, essas estruturas muitas vezes são associadas à ideia de uma água “mais pura” do que a fornecida pela rede de distribuição. Mas essa percepção não se sustenta tecnicamente.
Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
A RIC Ambiental, responsável pelos serviços de saneamento básico no município, reforça que a água disponível nas fontes é a mesma que abastece os imóveis da cidade — tratada com os mesmos critérios de segurança, submetida ao mesmo controle laboratorial e dentro dos padrões de qualidade exigidos pelos órgãos reguladores.
“Garantir água de qualidade é nossa prioridade em Marília. Seja pela rede convencional ou pelas fontes públicas, toda a água passa por processos rigorosos de tratamento e análise. Trabalhamos com transparência para que a população tenha plena segurança e confiança no abastecimento”, destaca o engenheiro Julio F. Neves, superintendente comercial e de comunicação da RIC Ambiental.
Entre os parâmetros monitorados estão turbidez, cor, cloro residual livre, fluoreto e coliformes, essenciais para atestar a potabilidade. Os resultados dessas análises são publicados anualmente no Relatório Anual da Qualidade da Água, disponível no site da concessionária.
Revitalização com informação e transparência

Com o objetivo de preservar essas estruturas como patrimônio cultural e funcional da cidade, a RIC Ambiental tem promovido ações de revitalização das fontes ainda ativas. Além das melhorias estruturais, cada ponto de coleta conta agora com painéis informativos que cumprem dois papéis essenciais: informar e orientar.
Em todas as fontes revitalizadas, há um descritivo com os resultados dos testes mensais de qualidade da água, reforçando a transparência e comprovando que a água fornecida está dentro dos padrões exigidos. Também estão afixados painéis com orientações ao público sobre os cuidados necessários para manter a estrutura preservada, evitando desperdícios e atos de vandalismo.
Parcerias para manter o serviço ativo
A manutenção das fontes exige investimentos contínuos em segurança, conservação e ações preventivas. Por isso, a RIC Ambiental está em busca de empresas parceiras dispostas a colaborar com a preservação desses espaços. A iniciativa visa garantir que esse serviço complementar continue disponível à população, com a qualidade e segurança necessárias.
“Acreditamos que preservar as fontes é preservar também a história de Marília. Com o apoio de parceiros, será possível manter esse serviço complementar ativo, com qualidade e segurança, ao mesmo tempo em que valorizamos um bem coletivo”, completa o engenheiro Julio.
Empresas interessadas em apoiar o projeto ou obter mais informações podem entrar em contato com a RIC Ambiental pelo telefone ou WhatsApp: (14) 3434-0220.