Filmes de Assis e Paraguaçu Paulista compõem programação do Kinoforum, maior festival de curtas do país, com 63 títulos nacionais e 53 estrangeiros
O Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum, anunciou nesta segunda (14) os filmes que irão compor a programação de sua 36ª edição, que acontece entre 21 e 31 de agosto, na capital paulista.
Entre os 63 curtas nacionais selecionados, três deles foram produzidos na região de Assis: ‘Arame Farpado’, de Gustavo de Carvalho, ‘Marmita’, de Guilherme Peraro, e ‘Veredas’, de Igor Rossato.
Os três filmes vêm de uma bem-sucedida trajetória em festivais nacionais e internacionais.
‘Arame Farpado’, curta paraguaçuense que apresenta um drama familiar centrado em duas irmãs e um padrasto recém-chegado, estreou neste ano na prestigiada Berlinale – Festival Internacional de Berlim, e fez sequência no Festival Internacional de Guadalajara, no México, antes de ganhar o Prêmio Canal Brasil no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema.
‘Veredas’ e ‘Marmita’, ambos filmados em Assis, estrearam em janeiro na Mostra de Cinema de Tiradentes, onde Marmita foi quem levou o Prêmio Canal Brasil – considerado o mais importante no universo do curta-metragem brasileiro, o prêmio foi três vezes destinado a filmes da região nos últimos três anos.
‘Veredas’, que seguiu circulando pelas mostras Ecofalante, Mostra SESC, Itabaiana e Curta Taquary, acompanha a vida de um imigrante sulamericano que trabalha na construção de um prédio em Assis, enquanto uma doença afeta sua mãe na terra natal.
Já ‘Marmita’, também do universo da construção civil, narra o drama de Seu Lourenço, um pedreiro que desenvolve uma relação paternal com Manchinha, garoto da rua que constantemente rouba seu almoço.
Os três curtas levam em suas equipes profissionais do cinema com histórico de atuação no Polo Audiovisual do Velho Oeste, como é o caso da diretora de arte Beatriz Xavier, que assinou o cenário dos três filmes.
O ator assisense Ricardo Bagge participa de Arame Farpado e Marmita. Já a produtora Fernanda Scudeller, o ator e roteirista Daniel Rone, o fotógrafo e montador Guilherme Xavier, a sonidista Ana Paula Bonafé, a fotógrafa Mayara Afonso, e o gaffer Luis Cesar Gaspar integram a ficha técnica dos dois filmes assisenses.
‘Arame Farpado’ é produzido pela UFO Filmes, ‘Marmita’ é produção da Mamboa Filmes em coprodução com a Kinopus, e ‘Veredas’ é uma produção da Oeste Cinema, também em parceria com a Kinopus.