Curso de Doma Racional humaniza relação no campo

Aprendizado busca evitar traumas fisicos e psicológicos nos animais, comuns nas antigas técnicas de adestramento

A doma racional é uma abordagem que prioriza o respeito, a comunicação e o entendimento mútuo entre homem e animal, substituindo métodos coercitivos por técnicas baseadas na observação do comportamento natural dos equinos. Inspirada por princípios da etologia — o estudo do comportamento animal —, essa prática busca conquistar a confiança do cavalo por meio de estímulos positivos, evitando traumas físicos e psicológicos.

Para o instrutor do Senar-SP José Milton da Silva, nos seis anos que ministra o curso tem conseguido construir uma relação de confiança entre homem e animal. Ao invés de impor autoridade pela força, o domador estabelece uma relação de parceria, promovendo um aprendizado mais eficiente, duradouro e seguro tanto para o animal quanto para o trabalhador rural. Criado na fazenda, ele lamenta a técnica antiga de doma, que perpetrava maus tratos aos animais.

“Estou feliz em trabalhar com doma, mas quero estender essa atuação para outras ações com animais. Fui criado em fazenda, vi muita coisa errada nessa ligação e acredito que posso contribuir também em outras frentes, como rédeas, trabalhando com a lida do gado”, frisou o instrutor.

Com a difusão da doma racional, a relação entre os seres humanos e os animais de trabalho no campo passou por uma transformação significativa. O trato deixou de ser marcado pelo medo e passou a ser pautado pelo diálogo corporal, empatia e paciência. Essa mudança não apenas melhora o desempenho dos animais e reduz riscos de acidentes, como também contribui para uma cultura rural mais humanizada, onde o bem-estar animal é valorizado e os laços de confiança fortalecem a rotina no campo.

“Fiz o curso de doma para me aperfeiçoar no dia a dia do meu trabalho. Venho de uma família que já lidava com cavalos, mas com o processo de doma antigo. Aprendi muita coisa no curso e vejo que os animais já estão respondendo de forma mais harmoniosa aos comandos”, afirmou Vinicius Lima Dias, que fez o curso há alguns anos no Sindicato Rural de Presidente Bernardes.

Os cursos, promovidos pelo Senar-SP e desenvolvidos nos sindicatos rurais, são destinados a pessoas que lidam com cavalos, estudantes de áreas relacionadas e qualquer pessoa interessada no tema. Trata-se de uma evolução que alia técnica, ética e eficiência, refletindo um novo tempo para a pecuária equestre e para o manejo animal em geral.

“Esses cursos trazem uma nova abordagem, preocupados com a sanidade animal. Além da doma, na área de Equideocultura, há mais sete temas que são fundamentais para a qualidade do trabalho no campo. Os interessados em se aprimorar nessas novas técnicas devem procurar o sindicato rural mais próximo e se inscrever, dando um passo importante no aprimoramento da relação com os animais”, concluiu Tirso Meirelles, presidente do sistema Faesp/Senar.

FONTE DE RENDA

Além de garantir uma melhor qualidade na relação entre homem e animal no campo, os cursos do Senar-SP também se tornaram importante fonte de renda para os alunos. Marcos Alberto dos Santos, que fez cursos de doma e outros da área de Equideocultura no Sindicato de Pereira Barreto, e fez com que seu filho de 20 anos, Erick Henrique Andrade Rocha, também participasse. Hoje ambos possuem um sistema de trabalho como doma e treinamento de animais que funciona como única fonte de renda do rapaz.

História parecida tem Fabrício Carvalho, que fez os primeiros cursos em 2016, e não parou mais, aprimorando-se para abrir um próprio espaço de treinamento. Além disso, tem orgulho de treinar cavalo de rédea, rancho sorting – modalidade de separação de gado, cavalo para laço, e hoje sobrevive do trabalho com os animais. Hoje está entre os 10 treinadores mais posicionados no país.

“A gente às vezes não tem o dinheiro para poder pagar um curso particular e o Senar sempre abriu as portas para a gente, de forma gratuita. Não só para mim, mas também para muitos outros treinadores e pessoas novas que estão começando. São cursos de qualidade, que dão a todos nós a oportunidade de cuidar da nossa família”, explicou Carvalho, que tem o trabalho com os animais como única fonte de renda para cuidar da mulher e dos dois filhos, sendo um de quatro anos e outro de dez.

Galeria

The post Curso de Doma Racional humaniza relação no campo appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *