Trecho integra ligação estratégica entre Marília e Bauru e pode impulsionar economia regional com a retomada dos trilhos
A Rumo Malha Paulista deu um passo decisivo para a retomada do transporte ferroviário no interior de São Paulo.
A empresa protocolou junto ao Ibama o pedido de Licença de Instalação para reativar o ramal ferroviário entre Tupã e Panorama, abrangendo 169 quilômetros de trilhos e conectando 14 municípios do Oeste Paulista.
Esse trecho é parte de um corredor estratégico que liga Marília a Bauru, maior centro ferroviário da região.
A reativação da linha entre Bauru e Panorama é uma das metas assumidas pela Rumo dentro do processo de antecipação da concessão ferroviária, com prazo estendido.Apesar do avanço no processo — que tramita no Ibama desde 2017 e passou por várias etapas técnicas e ambientais —, os documentos e laudos permanecem sob sigilo, o que dificulta o acompanhamento público dos detalhes do licenciamento.
A expectativa da Rumo é iniciar, ainda neste ano, as obras de limpeza e recuperação da malha ferroviária entre Bauru e Tupã. No entanto, disputas judiciais e invasões da faixa de domínio têm travado o cronograma.
Em Marília, uma área central já conta com ordem judicial de desocupação, enquanto em Tupã o foco de resistência está no distrito de Universo, onde ainda existe um acampamento de antigos sem-terra ao lado dos trilhos.
Se concretizado, o projeto promete revolucionar a logística da região, com impacto direto nos municípios de Tupã, Iacri, Parapuã, Osvaldo Cruz, Inúbia Paulista, Lucélia, Adamantina, Flórida Paulista, Pacaembu, Irapuru, Junqueirópolis, Dracena, Ouro Verde e Panorama.