Prevenção a incêndios e javalis dominam pauta de Comissão

Reunião da CT de Meio Ambiente da Faesp discutiu medidas do governo que podem penalizar os produtores rurais

Em novo formato, agora com foco no debate de assuntos prioritários da área ambiental, a Comissão de Meio Ambiente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) reuniu-se na sede da Entidade, no último dia 30 de junho. Sob coordenação do Presidente do Sindicato de Santa Cruz do Rio Pardo, Antônio Consalter, a Comissão contou com o suporte dos departamentos Técnico e Econômico, de Sustentabilidade e Jurídico da Faesp

Nesse encontro, em pauta, os incêndios florestais e as discussões sobre os novos regulamentos de prevenção e combate a incêndios propostos pelo governo do Estado; os treinamentos oferecidos aos sindicatos rurais sobre a regularização ambiental; a participação da Federação no Consema – Conselho Estadual de Meio Ambiente e no Conselho de Orientação Finaclima SP; e o Decreto nº 69.645/25 , que declara o Javali como espécie nociva de peculiar interesse ado Estado de São Paulo.

Em relação à prevenção e combate aos incêndios, o coordenador da Comissão, Antônio Consalter enumerou os desafios dos produtores frente à nova legislação, caso ela entre em vigor. O combate ao incêndio, concordou com Cris Murgel, do Departamento de Sustentabilidade da Faesp, vai além de apagar o fogo, necessitando de capacitação daqueles que irão atuar naquele local, assim como equipamentos adequados, que não coloquem em risco as plantações, nem a vida dos profissionais.  

“É preciso dar suporte aqueles que vivem à realidade do campo para a formulação de leis, como bem tem feito a Faesp. As capacitações que têm sido feitas em relação ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) ajudam a evitar golpes e dinamizam as ações para o Plano de Recuperação Ambiental (PRA)”, afirmou Consalter.

Sobre os javalis, a Faesp está analisando a íntegra do texto recém publicado e prontamente irá se manifestar para colaborar na formulação da norma que irá balizar as ações de controle e abate dos animais. As Secretarias Estaduais de Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Saúde e de Segurança Pública estão incumbidas de definir as regras para o manejo dos javalis, pela primeira vez apontados como de risco à saúde de animais e da população. Na avaliação da Comissão, as entidades e demais setores da sociedade civil são parte diretamente interessada e devem ser envolvidos nessa construção.

“No ano em que o Brasil irá reforçar a sustentabilidade do setor agropecuário, motor da economia nacional, na 30ª Reunião das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), os trabalhos da Comissão de Meio Ambiente da Faesp constitui um espaço importante para reflexão e discussão dos temas ambientais em evidência, subsidiando a atuação da entidade na proposição de soluções que aproximem as normas da realidade do setor produtivo e que tornem suas ações de capacitação junto aos produtores cada vez mais assertivas”, destacou Tirso Meirelles, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp).

Galeria

The post Prevenção a incêndios e javalis dominam pauta de Comissão appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *