Recursos serão destinados ao combate ao Aedes aegypti e à implementação de Serviço Residencial Terapêutico
O município de Marília foi contemplado com dois repasses do Ministério da Saúde, que somam R$ 1.014.307,53 por ano, para ações de enfrentamento de arboviroses e ampliação da assistência em saúde mental.

As liberações foram formalizadas por meio das portarias nº 7.047 e nº 7.154, publicadas nos dias 2 e 10 de junho, respectivamente.A portaria nº 7.047 destina R$ 648.230,73 para custeio de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Os recursos são direcionados a medidas previstas no decreto municipal que declarou situação de emergência epidemiológica no início deste ano, devido ao aumento expressivo de casos de dengue.
Já a portaria nº 7.154 autoriza a habilitação de Marília no programa de Serviço Residencial Terapêutico (SRT), que oferece moradia assistida para pessoas com transtornos mentais severos e persistentes.
O valor anual liberado para esse serviço é de R$ 366.076,80.A liberação dos recursos foi oficializada durante a abertura do 38º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), realizada no último dia 16, em Goiânia (GO).
O evento reúne mais de 13 mil participantes, incluindo secretários municipais de todo o país.Segundo a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, os recursos possibilitam avanços importantes no planejamento e execução das políticas públicas de saúde.
“As verbas vão fortalecer tanto o enfrentamento à dengue quanto a atenção psicossocial, áreas que demandam respostas contínuas e estruturadas”, destacou.
UPA da Zona Sul foi habilitada no início do anoEm abril, o Ministério da Saúde também autorizou a habilitação do Pronto Atendimento da Zona Sul de Marília como UPA 24 horas.
A medida permitiu a ampliação da estrutura e da complexidade dos serviços prestados, reforçando o atendimento de urgência e emergência na região.













