A 38ª edição da tradicional Festa da Cerejeira de Garça, marcada para ocorrer entre os dias 18 e 22 de junho de 2025, no Complexo Turístico J.K. Williams, enfrenta um momento delicado a menos de um mês de sua realização. Segundo informações divulgadas pelo portal Marília Notícia, o Instituto Paulo Kobayashi, com sede em São Paulo, desistiu da organização do evento por considerar inviável cumprir os prazos estabelecidos no edital do chamamento público.

O Instituto havia sido o único habilitado no processo realizado pela Prefeitura de Garça em abril, cujo resultado foi divulgado apenas em 13 de maio, restando pouco tempo hábil para a execução de todas as etapas previstas. De acordo com o MN, a própria assessoria da administração municipal confirmou a desistência e informou que não será realizado um novo chamamento público, mas garantiu que a festa não será adiada.
A Prefeitura afirmou, ainda, que todas as atrações já foram contatadas, mas reconheceu que os contratos ainda não foram assinados, mesmo com menos de três semanas para o início do evento. “Estamos aguardando as definições. O jurídico está cuidando da situação e a programação será divulgada na sexta-feira”, informou a nota enviada pela administração municipal ao Marília Notícia.
Em resposta a reportagem, o Instituto Paulo Kobayashi confirmou sua saída e afirmou que uma associação nipo-brasileira de Garça deve assumir a organização e a coordenação geral da festa. “Ainda está sendo conversado com a parte jurídica e com o pessoal da própria associação. Por enquanto, não temos uma posição oficial para passar, mas a festa continua sendo organizada. A gente quer que ela continue crescendo”, declarou o Instituto.
O portal Garça em Foco tentou contato com o Instituto Paulo Kobayashi, que informou apenas que “as informações estão todas com a Prefeitura de Garça”. A Prefeitura, por sua vez, não respondeu até o fechamento desta matéria.
Resta saber se os novos organizadores irão cumprir todas as exigências previstas no chamamento público ou se haverá a utilização do CNPJ da entidade já contemplada anteriormente, e como a Prefeitura irá gerir os requisitos solicitados para garantir a realização segura e estruturada da festa.
Matéria: Garça em Foco













