Evento aberto ao público terá debates sobre envelhecimento, equidade e participação social
O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (COMDIM) promove, no próximo dia 29 de maio, a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

O encontro será realizado a partir das 8h, no anfiteatro da Unesp de Marília, localizado na Avenida Hygino Muzzy Filho, nº 73, e terá como tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
Aberta ao público, especialmente voltada à população idosa do município, a conferência não exige inscrição prévia — os participantes devem apenas comparecer no horário e se credenciar no local.
O objetivo principal do evento é estimular o diálogo entre sociedade civil e poder público para a construção de políticas que garantam o envelhecimento digno, equitativo e participativo.
Serão discutidos desafios enfrentados pela população idosa e apresentadas propostas voltadas à promoção de seus direitos e da cidadania.
De acordo com o COMDIM, a conferência representa um espaço essencial para debater o envelhecimento sob a ótica da diversidade cultural e das diferentes vivências da terceira idade, reconhecendo a pluralidade das chamadas “múltiplas velhices”.
A programação será conduzida com base em cinco eixos temáticos:
1. Financiamento das políticas públicas voltadas à garantia dos direitos sociais;
2. Fortalecimento das ações de proteção à vida, saúde e cuidado integral da pessoa idosa;
3. Enfrentamento das diversas formas de violência, abandono social e familiar;
4. Promoção da participação social, do protagonismo e da vida comunitária;5. Fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política de Estado.
O COMDIM reforça a importância da presença ativa da sociedade civil na conferência, com atenção especial à participação das pessoas idosas, para que suas demandas e perspectivas contribuam diretamente na formulação de políticas públicas mais inclusivas e eficazes.