A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Universidade de Marília (Unimar), realizou no sábado (10) uma ação de combate à dengue nos bairros Firenze e Vila Maria, na zona Oeste da cidade.

A atividade contou com a participação de agentes comunitários de saúde, agentes de controle de endemias, supervisores, motoristas e alunos do curso de Medicina Veterinária da Unimar, coordenados pela professora Laine Andreotti.

A mobilização incluiu a realização do BCC (Bloqueio e Controle de Criadouros), remoção manual de focos do mosquito Aedes aegypti e tratamento focal.
Ao todo, mais de 80 pessoas participaram da ação, que percorreu 43 quadras. Dos 1.251 imóveis visitados, 520 (41,57%) foram vistoriados e 731 (58,43%) estavam fechados.
Apesar do índice de imóveis não acessados, a ação foi considerada positiva, especialmente por ter sido realizada em bairros com alto percentual de residências fechadas durante a semana.Antes da saída das equipes a campo, houve concentração na UBS Chico Mendes.

A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, e o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Dr. Fábio Manhoso, acompanharam os trabalhos.
“Foi mais uma ação exitosa de combate à dengue. Agradeço à Unimar pela parceria e aos moradores que permitiram a entrada das equipes para a eliminação de criadouros”, destacou Paloma Libanio.
Dr. Fábio Manhoso ressaltou o valor da experiência prática para os alunos.
“É uma parceria que beneficia a todos. Nossos estudantes puderam vivenciar na prática uma importante ação de saúde pública”, afirmou.













