Pompeia sedia o 14º Treinamento Preparatório para operação SP Sem Fogo 2025

Treinamento SP Sem Fogo3 copiar

Evento reúne representantes dos 51 municípios da região de Marília em encontro que visa capacitar os agentes para atuarem na prevenção e resposta imediata no combate à incêndios

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP), em parceria com os integrantes do Comitê Executivo da Operação São Paulo Sem Fogo, realiza nesta quinta-feira, 09 de maio, o 14º Treinamento Preparatório para a fase amarela da Operação São Paulo Sem Fogo, reunindo representantes dos 51 municípios da região de Marília.

? Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

O objetivo do encontro é capacitar os municípios e as agências envolvidas para atuarem na prevenção e resposta a incêndios em áreas de cobertura vegetal, além de formar brigadas municipais e preparar os integrantes do Sistema de Defesa Civil para as emergências típicas do período de estiagem.

O treinamento inclui palestras e instruções sobre temas como legislação, ações preventivas em áreas públicas e rurais, acionamento de aeronaves, planos de contingência, histórico regional de focos de calor, soltura de balões, impactos da estiagem na saúde e o sistema de comando em emergências, apresentados por especialistas do Comitê Executivo da Operação.

Entre os presentes no evento estão os coordenadores estaduais da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil: Capitão PM Caio Veneziani, Sargento Alessandra e Soldado Hudson, reforçando a importância do trabalho articulado entre estado e municípios. Também participou o Diretor Municipal da Defesa Civil de Pompeia, Claudemir Soares, que destacou em sua fala a relevância das parcerias entre o poder público e o setor privado, fundamentais para o sucesso das ações de prevenção e combate.

Na parte prática, o Corpo de Bombeiros ministrará um treinamento de campo entre os dias 12 e 16 de maio, simultaneamente em todo o estado, com foco na prevenção e combate a incêndios em vegetação. Como novidade para 2025, os municípios que concluírem o treinamento, atendendo aos critérios da CEPDEC/SP, receberão um Kit estiagem para auxiliar nas ações de combate.

Durante a abertura do evento, o prefeito de Pompeia, Diogo Ceschim, ressaltou a importância da integração entre os municípios e o Estado:

“Estamos diante de um trabalho conjunto que salva vidas, protege o meio ambiente e garante o bem-estar das nossas comunidades. Prevenir é sempre o melhor caminho, e eventos como este mostram que quando unimos forças, somos muito mais eficazes no enfrentamento de emergências. Quero parabenizar todos os envolvidos e reforçar o compromisso de Pompeia com a Operação São Paulo Sem Fogo”, destacou Diogo Ceschim.

O evento reforça o papel estratégico dos municípios no enfrentamento aos incêndios florestais e destaca os investimentos históricos do Governo do Estado. Só em 2024, foram mais de R$ 18 milhões investidos no combate aéreo, com 1.598 horas de voo e mais de 7 milhões de litros de água lançados sobre focos de incêndio, além das ações emergenciais e de assistência aos municípios atingidos.

Os participantes deste treinamento serão os futuros agentes multiplicadores da Operação São Paulo Sem Fogo em suas comunidades, desempenhando papel fundamental na prevenção de riscos e na resposta a desastres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *