Palestras das Semeadoras do Agro e lançamento do projeto Semear é Cuidar fortalecem ações do Sistema Faesp/Senar-SP e Sindicatos Rurais

Os municípios de Ouro Verde, Emilianópolis e Itápolis receberam na semana passada uma série de encontros voltados à valorização da mulher do meio rural, realizados pela Comissão Semeadoras do Agro da Faesp. Os eventos incluíram a realização da fase 3 e fase 1 do projeto Semeadoras do Agro e o lançamento da extensão do Programa Promovendo a Saúde no Campo (PPSC), intitulada Semear é Cuidar — ação que visa oferecer acolhimento, orientação e exames preventivos às mulheres do agro.

Ouro Verde: acolhimento e informação

Na manhã de 9 de abril, a Secretaria da Saúde de Ouro Verde foi palco do lançamento do Semear é Cuidar na região. O encontro reuniu mulheres do campo em uma roda de conversa sobre autocuidado, saúde preventiva e a importância de priorizar o bem-estar.

Ainda em Ouro Verde, o módulo “Mulheres: é tempo de colheita” da fase 3 das Semeadoras do Agro reuniu um público expressivo na parte da tarde. A programação abordou temas como autoconhecimento, valorização feminina e empreendedorismo rural. Estiveram presentes o prefeito Júlio Cesar de Mori Vecchiati, o presidente do Sindicato Rural de Dracena, Daniel Pagnozzi, e o gerente do Sebrae-SP, José Carlos Cavalcante. Juliana Farah, presidente da Comissão Semeadoras do Agro, destacou a força e o engajamento das participantes: “Foi emocionante ver o envolvimento de cada mulher. Um encontro especial, cheio de acolhimento, troca e informação.”

Emilianópolis: saúde com conexão

Ainda no dia 9, Emilianópolis recebeu o Semear é Cuidar na Unidade Básica de Saúde da cidade. A iniciativa aconteceu com o apoio do Sindicato Rural de Presidente Bernardes e foi mais uma ação que reafirmou a importância de cuidar da saúde feminina no campo.

Itápolis: informação e protagonismo

No dia 10, o Sindicato Rural de Itápolis abriu as portas para dois momentos marcantes. Primeiro com o Semear é Cuidar que uniu mulheres da região para um bate-papo sobre saúde e prevenção, fortalecendo laços e incentivando o cuidado com o corpo e a mente.

Mais tarde no mesmo dia foi a vez do módulo “Mulheres: Descubram-se no Campo”, da fase 1 das Semeadoras do Agro. A cidade, conhecida historicamente pela produção de laranja, mostrou também sua força no protagonismo feminino rural. Estiveram presentes Rubens Romanini, presidente do Sindicato Rural de Itápolis, e sua esposa Maria Olga Romanini; Valdir, tesoureiro do Sindicato; e Luis Andia Filho, gerente regional do Sebrae-SP de Araraquara.

A vice-presidente da Faesp, Eneida Ramalho, também participou do evento, que contou com a presença ainda de representantes da Associação dos Amigos do Peito. “Foi um momento de troca e fortalecimento feminino. Mulheres com garra, sensibilidade e vontade de fazer a diferença”, comentou Juliana Farah.

As ações em Ouro Verde, Emilianópolis e Itápolis reforçam o compromisso do Sistema Faesp/Senar-SP em promover a saúde e o empoderamento da mulher rural, mostrando que cuidar de si é também um ato de força, coragem e transformação.

Galeria

Semear é Cuidar | Presidente Bernardes – Emilianópolis

Semear é Cuidar – Itapolis

Semear é Cuidar | Dracena – Ouro Verde

Semeadoras – Itapolis

Semeadoras | Dracena – Ouro Verde

The post Cidades de Ouro Verde, Itápolis e Emilianópolis recebem eventos voltados ao protagonismo e à saúde da mulher appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *