Sair das dívidas é o primeiro passo rumo a sua independência financeira. No entanto, na maioria das vezes, os nossos maiores desperdícios financeiros encontram-se nos gastos que fazemos no dia a dia, em casa, com a nossa família. Se conscientizar da própria realidade financeira e mudar comportamentos estratégicos, pode ser a solução para os seus problemas financeiros. Confira a seguir como sair das dívidas e impulsionar o seu patrimônio!
CONSCIÊNCIA FAMILIAR E MUDANÇA DE ATITUDE
Para aumentar o seu patrimônio, é necessário ter consciência da sua realidade financeira. Isto porque, a maioria das pessoas, gastam mais do que ganham. Se conscientizar da sua realidade financeira e conscientizar a sua família, é o início rumo a uma vida financeira mais saudável. Mas se conscientizar não será o suficiente, mudar de atitude sim.
Busque compreender em que área da vida você gasta mais, e partir disso, em mudar os seu hábitos, costumes e regalias, pode te render se render a sua família uma boa renda extra no final do mês.
COLOQUE OS GASTOS NO PAPEL
Organizar a vida financeira pode ser um tanto complicado, se você nunca se planejou anteriormente. Mas para iniciar a sua organização, anote em um papel ou em uma planilha tudo o que você e a sua família ganham ao longo de um mês. A maioria das pessoas na verdade mal sabem quanto ganham no total, por isso, se conscientizar do quanto você ganha, poderá te ajudar a organizar os seus gastos e também a cortar despesas.
ORGANIZAÇÃO E REFLEXÃO FINANCEIRA
Encare a sua realidade financeira. Se você deseja quitar as suas dívidas, ou vai precisar ganhar mais ou cortar gastos, e na pior das hipóteses, as duas opções. Analise os seus gastos, coloque no papel em quais áreas existe maior desperdício de dinheiro e juntamente com a sua falia, corte os gastos supérfluos. Além disso, este é um momento ideal para desenvolver novas estratégias de renda extra. Atualmente existem várias formas de ganhar mais pela internet, por exemplo, ou ainda vendendo doces caseiros. Ter uma vida financeira prejudicada, atinge não só a sua vida financeira mas também a vida emocional de toda a sua família.
QUITAR AS DÍVIDAS, ECONOMIZAR E PLANEJAR
Além de quitar as dívidas e se esforçar como um grupo para atingir os novos objetivos financeiros e familiares, o planejamento também pode ajudar a prever gastos futuros ou fazer um planejamento financeiro para as próximas férias. Se você deseja comprar um novo veículo, ou fazer uma viagem em família, tudo isso precisa ser pensado em conjunto. Planejamento financeiro é sinônimo de liberdade financeira.
VIDA FAMILIAR E FINANCEIRA SAUDÁVEL
Colocando essas dicas em prática, você e sua família verão em pouco tempo, as consequências dessas mudanças de pensamentos e atitudes. Se planejar não deve ser encarado como sinônimo de sofrimento, mas sim de tranquilidade, segurança e confiança familiar. Uma família que se planeja e se organiza financeiramente, além de ter maior estabilidade, também constrói vínculos afetivos mais sólidos e realistas.