Ferramenta sacudiu o mercado de IA em todo o mundo

Hora de mais um Papo Bon sobre IA! Obrigado por estar aqui. Vamos aproveitar ao máximo o seu tempo para conhecer o DeepSeek, a mais recente IA lançada pelos chineses. Foi um rebuliço na última semana, inclusive causando perdas financeiras para as empresas de IA já estabelecidas. O que é a DeepSeek?

A tradução de DeepSeek, ao pé da letra, é “busca profunda”. É uma IA chinesa que foi lançada recentemente. E sabe o motivo de tanto estardalhaço?

Os desenvolvedores usaram bem menos dinheiro que as outras empresas de IA para lançá-la no mercado. Com o embargo dos EUA para a China, em relação aos processadores de IA, os desenvolvedores utilizaram menos processadores para alcançar o mesmo objetivo.

Enquanto algumas IAs que estão no mercado utilizaram 100 milhões, 500 milhões, chegando até à casa do bilhão de dólares, os chineses investiram “apenas” US$ 6 milhões, isso mesmo, seis milhões de dólares. Isso ocasionou uma queda nas ações das outras empresas, traduzindo-se em prejuízo no mercado de ações. Como a DeepSeek funciona na prática?

O DeepSeek é capaz de realizar levantamentos de dados, organizar resultados e correlacionar fontes, tudo isso com alto nível de autonomia. Neste caso o prompt é muito importante. Prompt, para quem não está familiarizado, é o comando, a forma como você solicita informações da IA.

Quanto mais completo e detalhado for o seu prompt, melhor a resposta da IA. Os principais benefícios do uso da DeepSeek são semelhantes às outras: eficiência otimizada , economia de tempo, atualizações em tempo real e capacidade de aprendizado da IA por meio do machine learning, um aprimoramento contínuo do sistema, refinando buscas e apresentando sugestões cada vez mais adequadas ao seu perfil.

Como experimentar o DeepSeekApós a explosão de usuários, o acesso ao DeepSeek está um pouco restrito, até porque tentaram atacar a ferramenta para desestabilizá-la. Eu consegui fazer o cadastro e estou testando.

Aqueles que quiserem se cadastrar é só acessar chat.deepseek.com e fazer o cadastro, se disponível. É preciso configurar integrações e permissões. Monitore o que foi coletado, descarte informações fora do escopo e forneça feedback para o DeepSeek melhorar ainda mais.

E aqui vai uma dica de quem testa as IAs: encontre aquela que você mais se adapta e te ofereça as melhores respostas. Lembre-se sempre de confirmar as respostas obtidas. As IAs nem sempre acertam. Precaução é importante. Semana que vem tem mais.

Até lá!P.S.: Papo Bon, com ene, é uma corruptela utilizando o nome Bonassa.Fábio Bonassa, é radialista e jornalista (MTb 81674/SP) e escreve sobre IA e tecnologia.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *