O Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE) de Garça encerra 2024 com um saldo positivo, enfrentando desafios históricos e implementando tecnologias inovadoras que asseguram eficiência, sustentabilidade e qualidade nos serviços prestados à população.
Em 2024, o SAAE avançou em sua jornada de modernização com a instalação de equipamentos como macromedidores e inversores de frequência que permitiram uma gestão mais precisa dos recursos hídricos e reduziram custos operacionais.
O macromedidor otimizou a medição entre a água produzida e distribuída, enquanto os inversores de frequência diminuíram o consumo energético e as necessidades de manutenção.
Responsabilidade ambiental – Um marco ambiental foi a implantação do leito de drenagem, próximo à feira, para destinação correta do lodo gerado na Estação de Tratamento de Água (ETA).
Esse sistema eliminou o descarte inadequado no Córrego Tibiriçá, promovendo práticas ambientalmente responsáveis e garantindo um destino sustentável aos resíduos.
Gestão de Redes e Serviços
A introdução do Sistema de Informações Geográficas (SIG) este ano revolucionou a gestão da infraestrutura de água e esgoto. A ferramenta permite análises detalhadas, identificando demandas e prevenindo problemas, além de oferecer informações úteis à população e profissionais de construção civil, otimizando processos e reduzindo intervenções desnecessárias.
Autonomia energética- Com a conclusão da entrada elétrica do Poço Guarani, o SAAE garantiu operação ininterrupta durante períodos críticos, fortalecendo a segurança hídrica da cidade.
As obras para alimentação elétrica do Poço Guarani, representou mais um marco para a Autarquia. A nova rede de energia proporciona ao poço uma autonomia vital, sem depender da logística dos geradores, especialmente durante períodos críticos de estiagem, quando o poço é fundamental para garantir o abastecimento de água na cidade, e com um custo menor.Qualidade Hídrica e
Novas Tecnologias
Investimentos em modernização, como a adoção de CO2 e novas bombas dosadoras na ETA, elevaram a eficiência e qualidade do tratamento de água em Garça.
O uso do CO2 aprimorou a coagulação, enquanto as bombas permitiram um controle rigoroso na aplicação de produtos químicos, otimizando o uso de recursos e garantindo potabilidade.
Mecanização
Em fase de implantação, a mecanização do tratamento preliminar da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Peixe representa um passo significativo em direção à eficiência e à preservação ambiental. A mecanização não só irá agilizar o processo de tratamento, como também irá melhorar sua eficácia, reduzindo o risco de contaminação e melhorando a qualidade final do efluente tratado.
Rumo à Excelência com a ISO 9001Em busca de padrões globais de qualidade, o SAAE iniciou a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para certificação ISO 9001.
Este esforço envolve toda a equipe e visa melhorar processos operacionais, administrativos e comerciais, consolidando o compromisso da autarquia com a excelência.
Com isso, o SAAE encerra o ano de 2024 como exemplo de gestão, inovação e compromisso com o meio ambiente. Os investimentos e avanços tecnológicos garantiram sustentabilidade, eficiência e qualidade no abastecimento e tratamento de água em Garça, reafirmando seu papel essencial para o desenvolvimento da cidade.
Leg1
Implantação do leito de drenagem, próximo à feira, para destinação correta do lodo gerado na Estação de Tratamento de Água – ETA
Leg2
Sistema SIG de gerenciamento e monitoramento das redes oferece uma visão abrangente do ambiente físico e humano, permitindo uma tomada de decisões mais eficaz
Leg3
Autonomia energética do Guarani 1. Operação ininterrupta, principalmente, nos períodos de estiagem
Leg4
Em busca de padrões globais de qualidade, o SAAE iniciou a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para certificação ISO 9001.