Premiado na Espanha e nos EUA, documentário resgata a história da única religiosa presa e torturada pela ditadura militar
O Clube de Cinema de Marília (CCM) apresenta neste sábado, dia 22, o documentário “Maurina, o outono que não acabou”. Gratuita, sessão acontece às 20h, no CCM, localizado na avenida Sampaio Vidal, 245 (entrada pelo Museu de Paleontologia).
📲Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Com curadoria da produtora Alumiar Filmes, o documentário produzido pela Kauzare Filmes de Ribeirão Preto, resgata a história de Maurina Borges da Silveira, conhecida como Madre Maurina, a única mulher religiosa presa durante a ditadura militar.
Produzido entre 2020 e 2021, o filme mergulha nos horrores que marcaram o regime militar. Madre Maurina, então diretora do orfanato Lar Santana em Ribeirão Preto, foi presa em outubro de 1969, acusada de envolvimento com o grupo Forças Armadas de Libertação Nacional (FALN).
Submetida a torturas físicas e psicológicas, ela passou por várias prisões até ser incluída na lista de troca de prisioneiros pelo Cônsul-Geral do Japão, Nobuo Okuchi, em 1970, o que resultou em sua extradição para o México.
Premiado na Espanha e nos Estados Unidos, o longa se baseia em documentos históricos, jornais, arquivos e entrevistas com ex-presos políticos, advogados, historiadores, religiosos e jornalistas que conheceram Madre Maurina. A produção destaca também o papel crucial do Arcebispo de São Paulo à época, Dom Paulo Evaristo Arns, na luta contra a ditadura.
Após sua exibição, o público terá a oportunidade de participar de um debate com o diretor Gabriel Mendeleh, Raiza Ferreira, diretora de fotografia e Tato Siansi, produtor e montador que irão oferecer ao público um espaço para discutir e se aprofundar sobre esse capítulo crucial da nossa história.
Contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC), em 2019, o documentário tem o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo Federal, do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo.
Serviço
Filme: “Maurina, o outono que não acabou” (Brasil, 80 min, 2023)
Gênero: Documentário
Quando: 22 de junho (sábado)
Horário: 20h
Participação: Gratuita
Local: Clube de Cinema de Marília – Avenida Sampaio Vidal, 245 (entrada pelo Museu de Paleontologia)
Mais informações: https://www.instagram.com/clubedecinemademarilia/