Premiado na Espanha e nos EUA, documentário resgata a história da única religiosa presa e torturada pela ditadura militar
O Clube de Cinema de Marília (CCM) apresenta neste sábado, dia 22, o documentário “Maurina, o outono que não acabou”. Gratuita, sessão acontece às 20h, no CCM, localizado na avenida Sampaio Vidal, 245 (entrada pelo Museu de Paleontologia).
?Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

Com curadoria da produtora Alumiar Filmes, o documentário produzido pela Kauzare Filmes de Ribeirão Preto, resgata a história de Maurina Borges da Silveira, conhecida como Madre Maurina, a única mulher religiosa presa durante a ditadura militar.
Produzido entre 2020 e 2021, o filme mergulha nos horrores que marcaram o regime militar. Madre Maurina, então diretora do orfanato Lar Santana em Ribeirão Preto, foi presa em outubro de 1969, acusada de envolvimento com o grupo Forças Armadas de Libertação Nacional (FALN).
Submetida a torturas físicas e psicológicas, ela passou por várias prisões até ser incluída na lista de troca de prisioneiros pelo Cônsul-Geral do Japão, Nobuo Okuchi, em 1970, o que resultou em sua extradição para o México.
Premiado na Espanha e nos Estados Unidos, o longa se baseia em documentos históricos, jornais, arquivos e entrevistas com ex-presos políticos, advogados, historiadores, religiosos e jornalistas que conheceram Madre Maurina. A produção destaca também o papel crucial do Arcebispo de São Paulo à época, Dom Paulo Evaristo Arns, na luta contra a ditadura.
Após sua exibição, o público terá a oportunidade de participar de um debate com o diretor Gabriel Mendeleh, Raiza Ferreira, diretora de fotografia e Tato Siansi, produtor e montador que irão oferecer ao público um espaço para discutir e se aprofundar sobre esse capítulo crucial da nossa história.
Contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC), em 2019, o documentário tem o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo Federal, do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo.
Serviço
Filme: “Maurina, o outono que não acabou” (Brasil, 80 min, 2023)
Gênero: Documentário
Quando: 22 de junho (sábado)
Horário: 20h
Participação: Gratuita
Local: Clube de Cinema de Marília – Avenida Sampaio Vidal, 245 (entrada pelo Museu de Paleontologia)
Mais informações: https://www.instagram.com/clubedecinemademarilia/