Pelo menos 18 carretas já deixaram a cidade rumo diversas cidades gaúchas; posto de entrega da zona norte interrompe coleta de roupas
Por Rodrigo Viudes
As arrecadações destinadas às vítimas da enchente histórica no Rio Grande do Sul entraram no 15º dia em Marília nesta segunda-feira (20). Apenas neste período, as campanhas realizadas na cidade já somaram 400 toneladas em doações.
Ao menos 18 caminhões já deixaram a cidade com destino às cidades gaúchas de Canoas, Caxias do Sul, Gravataí, Santa Maria, São Gabriel, entre outras alcançadas indiretamente, além da capital Porto Alegre.
📲Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
A iniciativa lançada pela AJ Borges no dia domingo retrasado (5) mobilizou outras transportadoras – Almeida, Aranão, RodoJacto também ofereceram suas carretas para levar as doações.
Foram arrecadadas toneladas de alimentos não perecíveis, roupas, água, ração e itens de higiene em geral. A chegada de várias carretas foi registrada e divulgada pelos organizadores como prestação de contas a quem doou.
MÓVEIS SIM, ROUPAS NÃO
Diversos pontos de coleta continuam a receber doações em Marília. O primeiro a ser instalado, em frente ao Confiança Aquarius, na zona norte, é o único a receber móveis (camas, cômodas, armários, etc) e eletrodomésticos.
No entanto, roupas já não são mais recebidas por ali. Segundo os organizadores, a quantidade e até a qualidade das peças recebidas saturou a capacidade de armazenamento de outros itens mais urgentes como alimentos e fraldas.
Quem mora nas zonas leste e sul da cidade pode entregar suas doações no estacionamento das rádios Clube AM e Itaipu FM. Por ali já estacionada a terceira carreta – duas devem deixar a cidade rumo ao Sul até sexta-feira (24).
A Campanha ‘Marília Solidária’ promovida pela prefeitura municipal também tem recebido doações em unidades escolares, no estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal, o ‘Abreuzão’; e no Marília Shopping.
INICIATIVAS EMPRESARIAIS
Além das doações recolhidas em pontos de coleta, a arrecadação em Marília também tem tido o reforço de empresas – entre elas, três grandes redes de supermercados – e de indústria da alimentação, maior segmento da cidade.
Em evidência desde o início como ponto de referência, a unidade norte do Confiança Supermercados cedeu espaço interno para estacionamento noturno da carreta e uma carga fechada de água.
O Supermercados Kawakami informou ter arrecadado mais de 12 toneladas recolhidas em suas unidades, já enviadas ao Sul, a exemplo dos itens de higiene entregues pelas unidades de Marília do Tauste Supermercados.
A Marilan, a Dori e a Danilla Foods doaram, juntas, mais de uma tonelada de biscoitos. A Primeira Igreja Batista (PIB) encheu uma carreta com 35 toneladas de arrecadação e, agora, já recolhe doações para a próxima.
Além de todos os itens básicos, a PIB também enviará lavadoras de alta pressão para serem utilizadas na retirada da lama. Interessados em contribuir com doação destes equipamentos devem entrar em contato com a igreja.