Beto Tukasan, presidente da Associação Okinawa de Marília, recebe homenagem do Poder Legislativo e abertura oficial do evento conta com comitiva de Promissão e prefeito de Marília
Os descendentes da ilha japonesa de Okinawa preservam uma tradição há quase 7 décadas: a gincana cultural e esportiva do Undokai. Neste feriado nacional do Dia do Trabalho, voluntários e famílias liderados pelo presidente da Associação Okinawa de Marília, José Roberto Tukasan, o Beto Tukasan, estarão realizando até o final do dia a 67ª edição do evento.
Com barracas de comidas típicas, ao longo do dia pessoas de todas as idades irão disputar provas e atividades que estimulam tanto a amizade, quanto os exercícios físicos. Tudo visando ampliar os conceitos de vida saudável para a longevidade.
📲Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Aliás, a longevidade de Okinawa foi um assunto destacado pelo prefeito de Marília, Daniel Alonso, durante sua fala na solenidade de abertura. Além do chefe do Poder Executivo, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Marília, vereador Eduardo Nascimento (Republicanos), vereadores Dr Elio Ajeka (PP) e Marcos Santana Rezende (PSD), além do secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, o ex-vereador Delegado Damasceno e comitiva de visitantes vindos da comunidade japonesa de Promissão.
Beto Tukasan, em nome da Associação de Okinawa, recebeu homenagem da Câmara Municipal de Marília através do vereador Dr Elio Ajeka. O presidente da entidade fez questão de agradecer o reconhecimento e citar o lema da festa deste ano: ‘Somos todos irmãos’.
O lema, alusiva a uma frase que os moradores de Okinawa escrevem para recepcionar os visitantes, também consiste num pedido de paz. “O mundo vive muitos conflitos, atualmente, estamos com guerras que colocam irmãos contra irmãos, mas nós todos somos irmãos e por isso o lema do 67º Undokai é inspirado nesta frase de Okinawa: ‘Somos todos irmãos’”, finalizou.
*Fotos: Conexão Marília