7º FOPA tem abertura oficial para debate de governança pública e planejamento

11-2025-forum-banner-1024x546-1

Evento em Itu reforçou a importância da agropecuária ouvindo lideranças e apontando os caminhos para o futuro do setor

Nesta segunda-feira (3), na cidade de Itu, foi realizada a cerimônia de abertura do Fórum Paulista de Desenvolvimento (FOPA), que se consagra como um instrumento paulista que dá a sociedade civil uma visibilidade ampla, detalhada e clara do percurso das atividades de governança do Estado de São Paulo.

Sob esse aspecto, o prefeito de Itu, Herculano Passos, após saudar todos os presentes, destacou que o FOPA, como é conhecido, tem a importância de debater causas e planejamentos para toda a sociedade.

“Sabemos das dificuldades que atravessam o nosso país, porque a economia está difícil, e os municípios passando por adversidades, mas a gente tem que ter criatividade, tem que trabalhar em conjunto, município, estado e Federação”, destacou. “E, com certeza, essa união trará benefícios à população, que é nossa verdadeira missão.”

Na mesa de abertura da 7ª edição do FOPA, estiveram presentes, além de Herculano Passos, o vice-presidente da República Geraldo Alckmin, os secretários Guilherme Derrite e Roberto de Lucena (de Segurança Pública e de Viagens e Turismo, respectivamente), o ex-procurador geral da República, Augusto Aras, o senador Nelson Trad Filho e Tirso Meirelles, presidente do Sistema Faesp/Senar.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, utilizou sua fala para descartar ações do governo federal no âmbito da economia e do meio ambiente. Alckmin ressaltou avanços nas tarifas de importação dos EUA e afirmou que as negociações comerciais com o país continuam sem prazo definido. Também reafirmou o papel do Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) e alertou que o desmatamento é a principal fonte de emissão de CO₂ no país.

“O Brasil tem compromisso com o combate às mudanças climáticas. Aliás, o Brasil é protagonista dos três grandes debates planetários: segurança alimentar, segurança energética e combate às mudanças climáticas.”

Tirso Meirelles, presidente do Sistema Faesp/Senar, ressaltou a importância da visitação às 80 mil propriedades rurais do estado de São Paulo, para análise e verificação da vocação agrícola. Também falou da implementação do Cadastro Ambiental Rural e a partir dele a calculadora de crédito do CO2, para a comercialização dos créditos de carbono.

“Estamos trabalhando junto à secretaria de Turismo e Viagens, com Roberto de Lucena, para que a gente possa fortalecer o nosso turismo rural, criar soluções de empreendedorismo e fomentar a economia local. E graças ao trabalho do secretário de Segurança, Guilherme Derrite, há mais segurança no campo, o que ajuda a impulsionar novos investimentos no meio rural”, disse.

Ele frisou que a construção de centros de excelência, como os que estão sendo desenvolvidos no estado de São Paulo pelo Senar, tem como foco a evolução do setor a um novo patamar.

O evento é uma iniciativa de Agostinho Turbian, presidente do Global Council for Sustainable Management (GCSM), e tem entre seus objetivos fomentar debates da iniciativa privada no contexto dos temas apresentados pelos secretários do estado.

Dumping

Tirso Meirelles cobrou do vice-presidente Geraldo Alckmin uma solução para a importação desenfreada de leite em pó, que acaba sendo hidratado pelas empresas no Brasil e competem de forma desleal com a cadeia leiteira. Meirelles esteve em Brasília, na última semana, junto com a direção da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA), tentando argumentar com a Câmara de Comércio Exterior (Camex) a necessidade de combater o dumping.

“O vice-presidente garantiu que já está ciente da situação e trabalhando para garantir os direitos dos produtores rurais brasileiros. Ele terá reunião com a Camex essa semana, para tratar da reversão desse processo, por entender a importância da cadeia produtiva do leite”, concluiu o presidente do Sistema Faesp/Senar.

Galeria




Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *