396 estudantes da Escola Estadual “Cultura e Liberdade” são selecionados para a Olimpíada Interpreta SP – OLISP

IMG-20250724-WA0001

Um marco de excelência para a educação pública foi registrado esta semana na cidade de Pompeia

A Escola Estadual “Cultura e Liberdade” celebra a seleção de 396 estudantes para a segunda fase da Olimpíada Interpreta SP – OLISP, promovida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP).

Os alunos foram classificados após se destacarem na Prova Paulista do 2º bimestre, que serviu como etapa classificatória da Fase I.A OLISP é uma iniciativa da SEDUC-SP voltada ao desenvolvimento da competência leitora, interpretação textual e domínio das diversas linguagens e gêneros textuais.

A olimpíada tem como objetivo reforçar a compreensão da linguagem como um fenômeno humano, social, cultural e em constante transformação.

Estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais – e do Ensino Médio da rede pública estadual participam da competição, divididos em três níveis conforme sua etapa escolar.

Avanço para a Fase II – Classificação EstadualCom o avanço à Fase II, os alunos da EE “Cultura e Liberdade” enfrentarão agora a prova on-line, a ser aplicada obrigatoriamente na própria escola, nos dias 25, 26 e 27 de agosto, conforme o seguinte cronograma:

Nível Ano/Série Data da Prova

Nível 3 1ª, 2ª e 3ª séries EM 25 de agosto

Nível 2 8º e 9º anos EF 26 de agosto

Nível 1 6º e 7º anos EF 27 de agosto

As provas serão compostas por 20 questões de múltipla escolha, com apenas uma resposta correta, e terão duração de 1h20, respeitando os turnos de ensino (manhã, tarde e noite). A aplicação será fiscalizada por membros da equipe escolar, com o apoio da Diretoria de Ensino.

Escola pública em destaque

O desempenho da EE “Cultura e Liberdade” é reflexo de um trabalho coletivo, que tem sido fortalecido por ações pedagógicas inovadoras e alto engajamento entre equipe docente e estudantes. Em declaração, o Diretor da unidade, Professor Luiz Frederico Faia Destro, celebrou o resultado com entusiasmo:

“Estamos vivendo um novo tempo e uma nova história na EE Cultura e Liberdade. Isso tudo demonstra a força e a qualidade da escola pública. O engajamento do corpo docente e dos estudantes faz toda a diferença. Estamos no caminho certo”, afirmou.

A Olimpíada Interpreta SP não apenas estimula o pensamento crítico e a leitura, como também oferece aos jovens a oportunidade de mostrar suas capacidades e se prepararem melhor para os desafios acadêmicos futuros. A expectativa da comunidade escolar é alta — e a confiança nos talentos locais, ainda maior.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *