Obra ‘Nhô Pai, o poeta de Beijinho Doce’ coincide com os 100 anos da cidade e 80 da 1ª gravação deste clássico da música caipira
Escrita pelos escritores Ana Carolina Santiago e Ramon Barbosa Franco, será lançada no próximo dia 27 de setembro em Paraguaçu Paulista, a 80 quilômetros de Marília e 450 quilômetros de São Paulo, a primeira biografia do poeta, compositor e músico João Alves dos Santos, que ficou nacionalmente conhecido com o pseudônimo de ‘Nhô Pai’. Ele é autor do famoso clássico da música caipira ‘Beijinho Doce’, canção imortalizada nas vozes das Galvão.
O lançamento em noite de autógrafos acontecerá às 19 horas do sábado, 27 de setembro, durante a edição da Expô Paraguaçu, no centro de convergências da cidade. A estância turística de Paraguaçu Paulista, que em março completou 100 anos de história, é a terra natal de ‘Nhô Pai’ e, por coincidência, berço artístico das Irmãs Galvão, Mary e Marilene. As Galvão formaram a mais longeva dupla caipira feminina do Brasil, com 74 anos de trajetória. A dupla chegou ao fim com a morte de Marilene.
Embora muitos pensem que ‘Beijinho Doce’ tenha sido gravada inicialmente pelas Galvão, a música teve início com outra dupla feminina, as Irmãs Castro. A composição de Nhô Pai foi gravada pela primeira vez em 1945, no mês de junho. E, agora em 2025, foram celebrados 80 anos deste clássico que está entre as maiores composições caipiras de todos os tempos.
Renda solidária: Salve o Filipe
‘Nhô Pai, o poeta de Beijinho Doce’, de Ana Carolina Santiago e Ramon Barbosa Franco, foi publicado com recursos da Lei Aldir Blanc, com apoio da Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, Secretaria Municipal de Cultura de Paraguaçu Paulista, Ministério da Cultura e Governo Federal. O livro traz um ensaio fotográfico do repórter-fotográfico Alexandre de Souza, que realizou a direção fotográfica do livro. Editado por Tiago de Moraes das Chagas, da Mustache Comics, tem texto adicional do jornalista Fernando de Andrade e revisão da escritora e jornalista Ana Carolina Godoy.
Toda a renda do livro será revertida em doação para o tratamento do pequeno Filipe Baptista, que enfrenta a distrofia muscular de Duchenne e necessita de um tratamento de alto valor.
“Em decisão com a Associação dos Poetas e Escritores de Paraguaçu Paulista, a Apep, nós, os autores do livro ‘Nhô Pai, o poeta de Beijinho Doce’ indicamos a campanha do Filipe, filho do Júnior e da Grazielle, moradores de Paraguaçu, como beneficiada das vendas da biografia”, informaram os autores Ana Carolina e Ramon Barbosa Franco.
Quem desejar cooperar já com a campanha do Filipe, pode fazer qualquer doação através do PIX salveofilipe@gmail.com. O lançamento da primeira biografia do poeta de Beijinho Doce tem entrada franca e acontecerá a partir das 19 horas do dia 27 de setembro, no centro de convergências.