Com 61 casos de dengue registrados e já encerrados neste segundo semestre, a cidade de Vera Cruz intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

A mobilização, realizada nesta terça-feira, 14 de novembro, no centro da cidade, foi parte de uma campanha estadual coordenada pelo Governo de São Paulo. Embora o evento estadual tenha ocorrido no dia 13 de novembro, a ação local foi programada para o dia seguinte, com o objetivo de alcançar um maior número de moradores e reforçar as orientações sobre prevenção.

A iniciativa contou com a participação de agentes de saúde e membros da Vigilância Sanitária, que distribuíram materiais informativos e realizaram a distribuição de panfletos educativos. O foco da campanha foi conscientizar a população sobre a importância de manter os quintais limpos e eliminar qualquer foco de água parada, ambientes ideais para a reprodução do mosquito transmissor da dengue.

De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), Vera Cruz já registrou 61 casos de dengue no segundo semestre de 2024. Destes, 32 foram confirmados, 28 descartados e apenas um caso suspeito, ocorrido em 14 de outubro. A ação da Vigilância Sanitária, que inclui mutirões de limpeza, dedetização de galerias de esgoto e nebulizações em áreas estratégicas, tem mostrado bons resultados, com o controle da doença até o momento.

Além das atividades de prevenção, a prefeitura também está reforçando o trabalho de vacinação contra a dengue, medida importante para combater o avanço da doença. Com a chegada do período chuvoso, que favorece a proliferação do mosquito, a colaboração da comunidade torna-se essencial para que os esforços de combate à dengue continuem surtindo efeito.

A Prefeitura de Vera Cruz, por meio da Diretoria de Saúde e Vigilância Sanitária, segue empenhada em garantir a saúde da população, mantendo a cidade alerta e unida no enfrentamento dessa epidemia.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *