No último final de semana, Marília foi palco de atos de vandalismo que resultaram na depredação de patrimônios públicos, possivelmente relacionados a ações de caráter político, segundo nota da Prefeitura. As ocorrências foram registradas em duas praças recentemente remodeladas e inauguradas pela atual administração: a Praça São Bento, no centro da cidade, e a Praça do Jardim Continental, na zona sul.
Na Praça São Bento, vândalos cortaram deliberadamente a fiação que ornamentava a fonte, além de esvaziar completamente o reservatório, comprometendo seriamente o funcionamento do equipamento. Além disso, parte do gramado e um dos pergolados da praça foram incendiados. O pergolado sofreu danos extensos e deverá ser inutilizado pela administração municipal.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
No Jardim Continental, o vandalismo também deixou sua marca, com a grade de proteção da fonte pública sendo danificada.
Esses atos configuram crimes contra o patrimônio público, afetando bens de uso coletivo, como sistemas de iluminação, sinalização rodoviária, e áreas verdes. De acordo com o Código Penal, os responsáveis por tais crimes podem ser punidos com detenção de um a seis meses ou com multa de um a seis salários mínimos, dependendo da gravidade dos danos.
A Prefeitura de Marília condenou os atos de vandalismo e destacou a importância de preservar os espaços públicos que beneficiam toda a comunidade. As autoridades policiais estão investigando o caso para identificar e responsabilizar os envolvidos.