A Universidade de Marília (Unimar) deu início aos cursos de Tecnologia da Informação com uma aula inaugural que contou com a presença do secretário de Inovação, Walter Leandro, ex-aluno da instituição. Em sua palestra, intitulada “Inovação e Tecnologia: parceria entre a Unimar e a Secretaria de TI de Marília”, houve destaque sobre a importância da colaboração entre a academia e o setor público para o avanço tecnológico.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

O coordenador dos cursos de Inteligência Artificial, Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Prof. Dr. Caio Saraiva Coneglian, ressaltou a importância do acolhimento das turmas.
“É uma grande satisfação receber nossos alunos em um ambiente de aprendizado que valoriza a inovação e a tecnologia. Com a sinergia entre os cursos de IA, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciências da Computação, estamos formando profissionais preparados para liderar as transformações do mercado e criar soluções que impactam a sociedade”, complementa.
A aula inaugural dos cursos de Tecnologia da Informação da Unimar é um momento de acolhimento e integração para os novos acadêmicos, proporcionando uma imersão no ambiente universitário. Além de conhecerem os colegas de turma e interagirem com estudantes de períodos mais avançados, os ingressantes têm a oportunidade de se familiarizar com a metodologia de ensino da instituição e estabelecer um primeiro contato com os docentes que os acompanharão ao longo da graduação.
A aula inaugural contou com palestra ministrada pelo Secretário de Inovação, Walter Leandro Marques, egresso do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da instituição, e em sua fala destacou sua trajetória profissional e o papel da inovação. Para ele, a IA tem revolucionado diferentes setores. “A inteligência artificial não é apenas o futuro, mas o presente. A demanda por profissionais qualificados cresce exponencialmente e a Unimar está proporcionando uma formação essencial para que esses novos talentos possam se destacar no mercado,” afirmou.
Curso de Inteligência Artificial

O momento também marcou a abertura oficial do curso de Inteligência Artificial da Unimar, pioneiro no estado de São Paulo. O curso foi criado para atender à crescente demanda do mercado por especialistas na área.
Com uma metodologia inovadora, a graduação combina teoria e prática, proporcionando aos alunos experiências reais de aplicação da IA em diferentes setores. O curso também adota uma abordagem interdisciplinar, promovendo a integração com outras áreas da tecnologia e incentivando o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios do futuro.
O coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação, Prof. Dr. Caio Saraiva Coneglian, destaca que essa nova área de atuação traz muitas expectativas, em relação à formação dos alunos. “Nosso objetivo é capacitar profissionais para atuarem de forma estratégica no desenvolvimento de soluções baseadas em IA. A Unimar investiu em um currículo atualizado e em infraestrutura moderna para garantir um ensino de excelência,” disse.
A qualidade do ensino é reforçada por um corpo docente altamente qualificado, composto por professores com vasta experiência acadêmica e atuação no mercado de tecnologia. Além disso, a Unimar oferece uma infraestrutura de ponta, incluindo laboratórios de informática de última geração, o TecUnimar, que é primeiro Parque Tecnológico da região, e o Laboratório de Inteligência Artificial. Esses ambientes potencializam o aprendizado e impulsionam a formação de profissionais capacitados para liderar inovações no setor.
Docentes integram Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação de Marília
Os docentes dos cursos de Tecnologia da Informação da Unimar, Caio Saraiva Coneglian e Henrique Leal Tavares, foram oficialmente empossados como membros da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (COMCITI), o qual tem como objetivo promover o desenvolvimento científico e tecnológico no município, incentivando iniciativas inovadoras e a integração entre instituições de ensino, setor público e iniciativa privada.
O secretário de Inovação de Marília, Walter Leandro, destacou a relevância da participação da Unimar nesse processo.
“A Unimar é parte fundamental desse novo movimento de transformação digital que faremos aqui na cidade de Marília. Como mariliense, vejo a cidade se desenvolver, mas viajei muito e trabalhei bastante fora e ao participar de um evento deste nível, equiparado ao que acontece em São Paulo e no mundo, é um orgulho para nossa cidade”, conta.
O coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação da Unimar, Prof. Dr. Caio Saraiva Coneglian, ressaltou o protagonismo da instituição na área de inovação. “A Unimar já é protagonista na área de tecnologia e inovação nos últimos anos. Temos liderado esse movimento, incentivado o próprio ecossistema e criado oportunidades para o desenvolvimento do município. O COMCITI é mais uma ação dentro desse contexto da ‘tríplice hélice da inovação’, onde o poder público assume e apoia essas iniciativas junto com a iniciativa privada. Isso fortalece ainda mais as ações da Unimar, levando inovação para todo o município e nossa região”, conta.
Para o docente, Prof. Dr. Henrique Tavares, o papel estratégico da Unimar na integração entre ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico é um grande diferencial. “A Unimar e nossos docentes podem agregar bastante, principalmente com a inauguração do nosso Tec Unimar. Temos muitas empresas envolvidas e, ao participarmos do COMCITI, conseguimos dar voz a essas empresas, à instituição e aproximar ainda mais os alunos do mercado. Isso cria um ambiente propício para o avanço tecnológico e a colaboração entre academia e setor produtivo”, enfatiza.
O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha, enfatizou o papel fundamental da Unimar na construção de uma cidade mais digital. “Hoje, dois professores da Unimar fazem parte do Conselho e essa participação será essencial. O polo tecnológico da Unimar, os investimentos que a Universidade está fazendo, tudo isso será fundamental para unirmos esforços. Quero que Marília seja a cidade mais digital do Brasil e sem a Unimar, sem as empresas e sem as nossas mentes inovadoras, isso não será possível”, conta.