Ação faz parte de um programa de inclusão político-eleitoral. Objetivo é facilitar o acesso aos serviços eleitorais de pessoas que vivem em comunidades de difícil acesso.
Uma equipe do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo estiveram em Avaí (SP) nesta quarta-feira (20) em uma comunidade indígena da região como parte de um programa de inclusão político-eleitoral.
O objetivo é facilitar a emissão e também a regularização do título de eleitor para pessoas que vivem em locais de difícil acesso. O atendimento itinerante foi realizado na Terra Indígena de Araribá.
Durante a ação, foram realizados atendimentos aos eleitores e eleitoras, demonstração da urna eletrônica, esclarecimentos gerais sobre as eleições de 2024 e audiência pública com a comunidade sobre suas necessidades em termos eleitorais.
O presidente do TRE/SP, desembargador Silmar Fernandes, participou da iniciativa, assim como integrantes da 300ª zona eleitoral de Bauru, com o apoio da prefeitura de Avaí, da Funai e da Prodesp/Poupatempo.
O projeto do Tribunal Regional Eleitoral já visitou 47 aldeias indígenas, 43 assentamentos, 15 quilombos e 2 comunidades caiçaras, totalizando 1639 atendimentos feitos. O projeto deve ser realizado até 2028.
Indígenas eleitores
De acordo com as lideranças indígenas da reserva, 495 eleitores aptos a votar moram na Reserva Araribá. De acordo com o último Censo do IBGE, Avaí é a cidade do estado de São Paulo com a maior porcentagem de população indígena.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Segundo o levantamento, 15,1% da população de Avaí é considerada indígena. São 677 indígenas em uma população de 4.483 pessoas.
Em números absolutos, Avaí é a 5ª cidade com maior número de indígenas do estado, atrás de São Paulo, Guarulhos, São Bernardo do Campo e Itanhaém. Todas cidades com mais de 100 mil habitantes.
Matéria: g1