Evento celebra empresas relevantes do agro e reforça importância do setor para economia brasileira e metas globais de sustentabilidade
O Prêmio Melhores do Agronegócio 2024, realizado em São Paulo nesta segunda-feira (25/11), reuniu líderes e empresas do setor em sua 20ª edição, promovida pela Globo Rural, em parceria com Valor Econômico e outros apoiadores.
A convite do Dr. João Martins e Dr. Daniel Carrara, respectivamente presidente e diretor-geral do sistema CNA/Senar, que não puderam estar presentes, o presidente do sistema Faesp/Senar-SP, Tirso Meirelles, compareceu ao evento e falou sobre a relevância da premiação e o impacto transformador que ela representa. “Celebrar os melhores do agronegócio é um momento de aprendizado para todos nós. Essa premiação reflete o empenho de empresas e pessoas que fortalecem a cadeia produtiva, impulsionando emprego, renda e inovação”.
Meirelles também evidenciou o papel estratégico do agro brasileiro, responsável por 25% do PIB nacional, 50% das exportações e 10% da produção mundial de alimentos. “O agronegócio é a força motriz do Brasil, reunindo comércio, serviços e agroindústria. O agronegócio é o que deu certo no Brasil!”. E destacou que 66% das terras brasileiras permanecem como reservas florestais, com 41% desse total mantido por produtores rurais.
“Essas áreas, se monetizadas, representariam 1 trilhão de dólares. Isso é uma demonstração clara do compromisso do Brasil com a preservação ambiental e a sustentabilidade. Por isso, precisamos de empresas com reputação sólida, como as participantes desse prêmio e a Globo Rural, propaguem essa realidade à opinião pública”, salientou, em referência ao embargo de empresas e governo francês ao agro brasileiro.
Premiação
A assessora de comunicação do Sistema CNA/Senar, Karlany Soares, entregou prêmios a Suzano Papel e Celulose, SLC Agrícola e Mig-Plus Agroindustrial, vencedoras nas categorias “Reflorestamento, Celulose e Papel”, “Produção Agropecuária” e “Nutrição Animal”, respectivamente. A premiação reconheceu 500 empresas de 21 segmentos do agronegócio, com foco em inovação e sustentabilidade.
A Zoetis foi eleita a “Campeã das Campeãs” de 2024, destacando-se por decisões estratégicas, como a saída do mercado de vacinas contra febre aftosa, antecipando-se ao status de livre da doença no Brasil.
O evento marcou, ainda, o lançamento do Anuário do Agronegócio, que oferece um panorama das maiores empresas do setor como um registro da relevância econômica e ambiental do agronegócio brasileiro.
Para Meirelles, o reconhecimento das melhores práticas é essencial. “Esse é o caminho para inspirar e transformar, unindo produção, preservação e progresso.”
Veja aqui o vídeo do evento.